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Licitações para PMEs: 5 dicas pra você vender para o governo


Especialista ensina empreendedores a participarem de processos licitatórios para aumentar faturamento

O mercado de compras públicas é um setor que precisa estar no radar dos pequenos e médios empreendedores. Isso porque essa ainda é uma das áreas menos exploradas pela iniciativa privada. De acordo com dados do Ministério da Economia, mais de R$ 900 bilhões foram movimentados em licitações somente em 2019. O valor corresponde a 12% do PIB brasileiro registrado no período.

“O número representa menos de 3% dos CNPJs ativos no Brasil. Isso mostra o quanto esse ainda é um setor pouco explorado pelas empresas brasileiras”, aponta Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, govtech que aproxima a iniciativa privada das necessidades de compras dos entes públicos.

 

Dicas para ajudar a sua PME
De olho neste cenário e com o propósito de auxiliar pequenos e médios empreendedores nesse mercado, o CEO da govtech elenca 5 dicas para ajudar empresários que pretendem concorrer às licitações.

1. Leia atentamente ao edital e verifique a documentação
“Antes de tudo, é recomendável que o empreendedor leia atentamente ao edital e verifique se a documentação da sua empresa está em dia para participar daquele processo e se não há pendências tributárias ou legais”, diz ele.

2. Estude as diferentes modalidades
A nova lei de licitações e contratos prevê que a modalidade de licitação seja definida de acordo com o objeto da contratação. Dessa forma, os empreendedores devem entender se a sua empresa oferece serviços ou produtos dentro do enquadramento exigido. De acordo com a lei nº 14.133/21, as modalidades são:

a) Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia;

b) Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico;

c) Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor;

d) Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns;

e) Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas.

3. Entenda a demanda do governo
“Entender como cada órgão utiliza os processos de licitação é um diferencial para os empreendedores que desejam participar do processo de compras públicas. Uma dica nesse sentido é de observar o histórico de compras do órgão e das licitações anteriores realizadas. Isso irá ajudá-lo na preparação da proposta”, diz ele.

4. Avalie a capacidade da empresa
“Avaliar as oportunidades também é outro ponto crucial. Afinal, a empresa precisa entender se têm a capacidade de atender às demandas do ente comprador, bem como o estoque necessário se for uma compra de itens comuns.”

5. Mantenha-se atualizado e atento aos comunicados
Manter-se atento aos comunicados e atualizações é fundamental. Assim o fornecedor não corre o risco de perder informações importantes após a realização do processo de licitação.

“O processo de compras públicas é muito transparente e seguro. Mas muitas empresas deixam de participar dessas oportunidades porque não sabem que se enquadram nos requisitos ou como é o processo para concorrer”, finaliza Ladeira.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

 

(Fonte: Terra)

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