Notícias

Licitações e a roubalheira do Estado

Crime organizado dentro do estado brasileiro cresce de forma assustadora e recorrente

Existe um ditado popular que diz que o “hábito faz o monge”. Qual o significado desta expressão? Ente outras, que as pessoas não devem ser julgadas apenas pelo que veste, mas pelos seus atos e condutas.

O que notamos na esfera das notícias policias das mídias sociais envolvendo servidores públicos que de forma explicita e implícita tem suas condutas descritas nas leis brasileiras, expostas em atos nem sempre patrióticos, e roubando o erário público; manchando a carreira da maioria, que se encontra, na área da educação e da saúde.

O estado, no âmbito federal, estadual e municipal ao realizar sua função típica ou atípica executiva, nem sempre a faz pensando na coletividade e bem estar social. O resultado é que cidadãos, e órgãos fiscalizadores apontam e acusam diferentes processos fraudulentos de licitação, envolvendo a corrupção passiva, praticada por agentes públicos e do outro lado, a corrupção ativa de empresários inidôneos que lesam sem pudor os cofres públicos.

As leis que gravitam na orla das compras de bens serviços e obras, a cada dia são modificadas atendendo ao clamor social por moralização e do emprego correto dos bens comprados. O Ministério Público, O Tribunal de Contas da União, os Tribunais de Contas dos Estados, as Polícias Federal e Civis e as Controladorias Estatais, trabalham de forma incessante, prendendo pessoas, devolvendo numerários, confiscando bens ilícitos.

No entanto, o crime organizado dentro do estado brasileiro cresce de forma assustadora e recorrente. O comportamento é de uma Organização criminosa (ORCRIM). As autoridades investidas nos cargos de controle monetário escalam pessoas de suas confianças com o fim último de assaltar o que é de todos em prol de seus interesses partidários e individuais.

A impunidade e a morosidade de atuação dos órgãos fiscalizadores estimulam as fraudes e o crescimento delas faz o hábito criar milhares de monges, que em pele de cordeiro, assaltam como lobos, sutilmente a fazenda pública, ludibriando a legislação e com suas espertezas maléfica, induz a pensarmos que nunca seremos um país sério e respeitador das leis que nos rege, pois parece que alguns estão acima delas.

Todo setor de licitação é foco dessas diatribes e são recheados de servidores que por contrato temporário, efetivos e comissionados se entregam a trabalhos de forma submissa, resultando nas mesmas empresas vencedores de pregões, obras e outras maneiras de licitação numa verdadeira “carta marcada”, que se repetem e somente elas são vencedoras, como em um passe de mágica.

Não há mistério, há conluio, e a lei em abstrato, no caso concreto encontra no princípio do contraditório as saídas interpretativas que dão continuidade a este manto de ilegalidade revestido de motivação jurídica e que como resultado, traz a continuidade das falcatruas institucionalizadas.

O problema não está na lei, mas sim nas pessoas que a operam e interpretam.

Pedro Felix é estudante de Direito.

(Fonte: Mídia News)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *