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Licitação para o Contorno Sul é adiada pelo Dnit

Concorrência foi adiada para que técnicos façam revisão dos valores que constam do edital
Não há prazo para a retomada do procedimento de contratação da obra

A concorrência pública para a contratação das obras do Contorno Sul Metropolitano foi adiada pelo superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) do Paraná. De acordo com aviso publicado dentro da licitação, não há prazo para a retomada do procedimento de contratação da obra. O motivo do adiamento, segundo o Dnit, é uma solicitação de revisão orçamentária da planilha de preços constantes no edital, por parte das empresas que manifestaram interesse na obra.

O preço máximo apresentado para a construção do Contorno Sul Metropolitano foi fixado em R$ 354,7 milhões . Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência do Dnit no Paraná, não há previsão de quando os técnicos do departamento vão concluir a análise do questionamento das empresas em relação aos valores propostos. O que se sabe é que, após a conclusão desse processo, o edital tende a ser reaberto com novo prazo para a manifestação de empresas interessadas em construir o novo desvio rodoviário na região.

O projeto do Contorno Sul Metropolitano prevê o início do desvio dentro de Maringá, em área próxima ao patrimônio de São Domingos. Após cortar a zona rural da cidade, a rodovia vai cruzar uma pequena faixa do município de Paiçandu, próxima a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), no limite entre Maringá e Paiçandu. Depois, o contorno passa próximo ao Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior, passa por dentro da Cidade Industrial de Maringá e segue em direção à zona rural de Marialva. O desvio segue dentro do município de Sarandi e volta a cortar mais um trecho de Marialva, onde o reencontro da via com a BR-376 vai ocorrer ao lado da usina de biodiesel BSBios.

O prazo para a construção determinado no edital é de 1.080 dias após a assinatura da ordem de serviço, o equivalente a três anos. O projeto prevê trevos completos nos cruzamentos do contorno com a BR-376, PR-323 e PR-317, bem como no prolongamento da Avenida Carlos Correia Borges, próximo à Cidade Industrial de Maringá. Também são previstas pontes sobre os ribeirões Pinguim, Água Ipú e sobre o Córrego Água Suja. O estudo contempla ainda um viaduto sobre a linha do futuro transporte VLT, próximo ao aeroporto, conforme projetos da prefeitura, que também planeja a construção de um terminal multimodal no ao lado do desvio.

Os prefeitos de Sarandi e Marialva são os maiores entusiastas do projeto, pois acreditam que a construção do Contorno Metropolitano vai garantir a abertura de novas áreas industriais nos dois municípios. Para Maringá, o grande benefício da obra é o desvio do tráfego pesado das rodovias PR-323 e PR-317, que deixará de passar pela cidade .

(Fonte: CenarioMT)

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