Notícias

Licitação para ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá será em 2014

modelo de concessão no trecho de Rondonópolis à Cuiabá já esteja definido e tenha início o processo de licitação. 

Uma comitiva composta por representantes do governo estadual, da Secretaria de Logística Intermodal de Transportes, do Fórum Pró-Ferrovia, de entidades de classe e de órgãos de imprensa visitaram ontem o Terminal da Ferronorte em Rondonópolis. Recentemente inaugurado pela presidente Dilma Roussef, o complexo ferroviário começou a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros a cada 3,5 horas e pode descarregar até 1500 caminhões por dia, o que representa 66 mil toneladas de grãos.

 

Com projetos para expansão da malha ferroviária para outras regiões do estado, o Fórum Pró-Ferrovia mostrou, por meio da visita, a grandiosidade do intermodal de Rondonópolis, considerado hoje o maior da América Latina. O secretário de Logística Intermodal de Transportes do Mato Grosso, Francisco Vuolo, defende que a ferrovia é a solução para o problema de transporte de cargas e isso justifica a luta para sua chegada a outros municípios. “Com a ferrovia teremos mais agilidade e competitividade. Esse será nosso grande diferencial, considerando que já somos referência na produção de grãos”, destacou.

 

Para Vuolo, a expansão da ferrovia deve garantir o equilíbrio entre os intermodais já instalados como os de Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira e potencializar a capacidade de expedição e recebimento de cada um. Para 2014, a expectativa é que o modelo de concessão no trecho de Rondonópolis à Cuiabá já esteja definido e tenha início o processo de licitação. Segundo o secretário, a chegada da Ferronorte à Cuiabá potencializará também a chegada da Ferrovia de Integração Centro Oeste – FICO ao norte do estado.

 

As perspectivas para as ferrovias no estado são muito boas conforme o professor doutor Luiz Miguel de Miranda, do núcleo de Estudos de Logística e Transporte da UFMT. Para o professor, estudos mais que comprovam a viabilidade das ferrovias no estado. “Hoje, os dados de impacto econômico e social mostram que o consumo energético da ferrovia é cinco vezes mais barato que o consumo enérgico dos caminhões que andam pelas rodovias. Isso sem mencionar todo gasto que o governo tem com manutenção de estradas, com atendimento aos problemas de saúde decorrentes de acidente, enfim. A ferrovia vai amenizar tudo isso”, pondera.

 

O deputado federal Wellington Fagundes avalia que a ferrovia já trouxe muito desenvolvimento para algumas cidades como Alto Taquari, Itiquira e Alto Araguaia e trará ainda mais crescimento com a expansão da Ferronorte até Cuiabá e com a construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste – Fico, de Goiás até o norte do país. “Vamos poder escolher por onde queremos exportar nossa produção, se pelo porto de Itaqui no Maranhão, se pelo porto de Santarém ou se por Santos/SP. Isso vai melhorar a logística e a competitividade”, reforça.

 

Para o parlamentar, o principal problema do Brasil nesse momento são os custos para produzir e isso é impactado principalmente pela infraestrutura de escoamento das safras. “Os nossos produtores são altamente capacitados e nossa produção concorre com a produção de grãos mundial. Diante desse cenário, temos que investir no transporte ferroviário como sendo a saída pra reduzir os custos de produção no país”, defendeu.

 

 

 

(Fonte: O Documento)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *