Notícias

Licitação para contratar empresa de limpeza em Palmas é suspensa

Prefeitura diz que quer “abolir a prática de contratação emergencial”. TCE recomendou a alteração de alguns itens do edital de concorrência.

 

Após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Palmassuspendeu a licitação para contratação da empresa de limpeza urbana para a capital. O TCE pediu a alteração de alguns itens do edital de concorrência pública, para atender a um pedido feito por representantes de empresas interessadas na licitação. A abertura dos envelopes com as propostas estava marcada para esta segunda-feira (4).

 

Um dos questionamentos no edital é a exigência de que as empresas devem ter um profissional técnico capacitado com vínculo empregatício de no mínimo  60 dias antes da licitação. De acordo com o TCE, isso restringe a competividade. Segundo a prefeitura, “empresas de vários estados brasileiros manifestaram o interesse na prestação dos serviços”.

 

Públio Borges, procurador geral de Palmas, disse que a prefeitura irá acolher todas as recomendações. “Até porque neste caso, mais de uma dezena de empresas já manifestou interesse em participar do processo licitatório”.

 

Para a prefeitura, essa licitação visa “abolir a prática de contratação emergencial que por anos imperava na capital”.

 

Irregularidades

A polêmica do lixo começou há oito anos com a Delta Construções. Nas gestões anteriores, a prefeitura fez quatro contratos emergenciais com a Delta, que totalizaram R$ 30 milhões. Em 2009, uma licitação foi feita, mas também questionada porque a empresa teria falsificado documentos para comprovar a execução de serviços. O valor total foi de R$ 71 milhões.

 

Contrato com Delta Construções foi interrompido na gestão anterior depois de ilegalidades

 

A justiça mandou suspender o contrato com a Delta ainda no ano passado e desde então os contratos foram emergenciais.

 

No dia 19 de agosto, o secretário de Assuntos Jurídicos, João Lira, pediu demissão do cargo após revelar diversas ilegalidades no contrato entre a prefeitura e a Terra Clean. Segundo ele, a empresa contratada para fazer a limpeza da cidade, não tinha atestado de capacidade técnica. Disse ainda que o controle interno foi pressionado a fazer um parecer favorável. Ele chamou o ato de “imoral”.

 

Depois de nove meses de gestão, a prefeitura anunciou a abertura de licitação para contratar uma empresa de limpeza urbana. Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o município não poderia realizar processo licitatório por causa da existência de procedimento interno para rescisão do contrato com a empresa Delta Construções.

 

(Fonte: Surgiu)

Related posts
Notícias

Divulgada licitação para obras no Polo Logístico e no Centro Urbano Parque das Bênçãos

O critério de julgamento é o menor preço, ou seja, será declarado vencedor o licitante que…
Read more
Notícias

Intermat abre licitações para contratar serviços de regularização fundiária

Recebimento de propostas vai até o dia 17 de maio de 2024 O Instituto de Terras de Mato Grosso…
Read more
NotíciasUncategorized

Flamengo e Fluminense vencem licitação do Maracanã; veja detalhes

Clubes superaram a proposta do consórcio formado por Vasco e WTorre Flamengo e Fluminense venceram…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *