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Licitação dos terminais do Porto do Recife será em maio

A previsão é de que a concorrência aconteça em maio.

A licitação que vai arrendar quatro terminais do Porto do Recife vai ocorrer em maio e o edital contendo as regras da concorrência está previsto para ser publicado em março pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)]. Os vencedores do leilão realizarão um investimento de R$ 59,6 milhões durante o arrendamento.

Dos quatro terminais, somente um será construído do zero, o REC 08 destinado à movimentação de malte, trigo e milho. Este empreendimento vai receber investimentos da ordem de R$ 50,9 milhões, o maior entre os que serão licitados na estatal recifense.

Reforma de terminais
Os outros três terminais serão reformados e modernizados. São eles: o REC 04 o qual vai movimentar barrilha e fertilizantes; o REC 09 vai armazenar arroz e o REC 10 que receberá barrilha. Os investimentos previstos são, respectivamente, de R$ 3,6 milhões; R$ 2,2 milhões e R$ 2,9 milhões em cada um deles.

Atualmente, o Porto do Recife tem 15 operadores cadastrados para movimentar as cargas citadas acima que totalizaram mais de 1 milhão de toneladas em 2023, segundo informações da assessoria de comunicação da estatal. Os operadores são os potenciais concorrentes da licitação. No ano passado, o Porto do Recife movimentou 1.427.018 toneladas. Dentro deste total, os produtos que mais se destacaram foram trigo, bobinas de aço e açúcar. A direção do Porto acredita que a movimentação vai ter um crescimento de 25% em 2024.

Pacote de licitação
A licitação do Porto do Recife faz parte de um pacote de 19 leilões de arrendamentos portuários que a Antaq vai realizar este ano, incluindo 16 concessões realizadas pela União e três projetos no Porto de Paranaguá, no Paraná. Caso todos tenham vencedores, vão demandar um investimento de R$ 11,7 bilhões com grande parte das concorrências acontecendo em agosto.

Grande parte dos leilões são realizados nos portos que já pertenceram a Portobrás, empresa do governo federal que foi extinta na década de 90 e administrava os portos públicos do País. Maior parte desses portos pertencia ou ainda pertence à União. O Porto do Recife atualmente é administrado pelo governo de Pernambuco, mas já fez parte da Portobrás.

(Fonte: Movimento Econômico)

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