Notícias

Licitação com a Maestro já gerou condenação e multa

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) já condenou o prefeito de Boituva, Edson José Marcusso (PTB), a pagar multa por favorecimento em um edital à empresa Maestro Sistemas Públicos, em maio. A situação é similar ao que acontece atualmente em Americana, onde o tribunal suspendeu uma concorrência da Secretaria de Educação por suspeita de direcionamento à Maestro, conforme mostrou ontem o TODODIA.
Em maio de 2013, a Prefeitura de Boituva assinou contrato com a Maestro, de Americana, para fornecer um software de gestão para a Secretaria de Saúde, no valor de R$ 345 mil válido por 12 meses. Entretanto, em setembro daquele ano, a empresa Sistêmica Gestão do Conhecimento fez uma denúncia ao TCE apontando irregularidades no edital.

A denunciante afirmava que o edital do pregão tinha cláusulas restritivas, que só poderiam ser atendidas pela Maestro, que venceu o pregão. Outro ponto levantando é que a empresa americanense já tinha encaminhado uma cotação de preços para a prefeitura antes da abertura do pregão.

Em maio de 2015, o TCE julgou que o pregão e o contrato eram irregulares, cancelando ambos. Também foi aplicada uma multa ao prefeito, no valor de 200 Ufesp (Unidades Fiscais do Município), que corresponde a R$ 4.250.
Na época, a defesa de Boituva foi realizada pelo advogado Júlio Cesar Machado, sócio administrador da Confiatta Consultoria e Gestão, que presta consultoria à Prefeitura de Americana.

A empresa venceu um processo licitatório após fazer um relatório gratuito à prefeitura no começo do ano. A justificativa é que o relatório foi apenas para apresentar os serviços da empresa, como a Confiatta faz com outros potenciais clientes.

Nos despachos do TCE, não consta qual foi a argumentação utilizada pela Prefeitura de Boituva, dizendo apenas que a defesa “não foi eficaz a ponto de reverter a situação”.

“Não vou lembrar de cabeça (qual foi a defesa), faço muitos processos. Posso levantar e passar para você (repórter) amanhã”, disse Machado ontem. O sócio proprietário da Maestro, Glaucius Corrêa, pediu que os questionamentos fossem feitos por e-mail e Facebook, mas não enviou respostas até o fechamento da edição.

(Fonte: Todo dia)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *