Notícias

Leilão de energia tem deságio médio de 38,38%

Chesf ficou com o lote D, de duas linhas e uma subestação na Bahia, com deságio de 5%, enquanto Furnas levou o lote E, de uma subestação no Rio de Janeiro, após deságio de 2%.

Hubner disse que esses empreendimentos ficam em centros urbanas, e onde os custos são mais altos devido à dificuldades de licenciamento e desapropriação e revelou que a Aneel está trabalhando para aprimorar sua estrutura de preços para obras nessas áreas.

Parceria. A Copel assegurou que o forte deságio que propôs nos consórcios em parceria com a chinesa State Grid, vencedores dos lotes A e B do leilão de transmissão realizado ontem não prejudica a rentabilidade dos empreendimentos. “Posso afirmar e assegurar que a rentabilidade dos empreendimentos que disputamos aqui hoje (ontem) é segura e significativamente maior que nosso custo de capital próprio”, disse o diretor de engenharia da Copel, Jorge Andriguetto.

O executivo não revelou os valores de custos ou de retorno, por serem considerados “estratégicos”, mas destacou que Copel e State Grid elaboraram os estudos prevendo também as sinergias encontradas com os ativos que já pertencem à State Grid na região e da usina Colíder, de 300 MW, no Rio Teles Pires, que está sendo construída.

Nelson Hubner afirmou que a Copel poderá antecipar o início da operação da usina e, administrando as obras da transmissão, aproveitar para vender a energia antecipada no mercado livre, garantindo uma rentabilidade maior dos projetos.

Ao ser alertado de que após o leilão as ações da Copel caíram perto de 4% na Bovespa, Andrigueto declarou: “Quero deixar claro a todos os acionistas da Copel que todas essas ações, todos os lances, todos os estudos são feitos de tal forma que não nos é permitido agir de maneira irresponsável com qualquer lance que venhamos a ganhar”.

A gigante chinesa State Grid tem planos de longo prazo no Brasil, salientou o presidente da State Grid Brazil Holding, Cai Hongxian. “Queremos ter um compromisso de longo prazo, queremos crescer com este país”, afirmou a jornalistas, após participar do leilão.

 

 

Por: LUCIANA COLLET
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *