Notícias

LEILÃO DA ANP ATRAI INTERESSE DE GRANDES PETROLEIRAS MUNDIAIS

Em meio a um cenário de queda no preço do petróleo e de cortes nos investimentos no setor, várias petroleiras estrangeiras devem participar da 13ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve divulgar hoje o número de inscritos no leilão e a expectativa é que a lista de participantes inclua algumas gigantes do setor, como as americanas ExxonMobil e Anadarko, a britânica BP e a chinesa CNOOC.

O Valor apurou, com base em dados públicos da agência, que essas quatro multinacionais, assim como a colombiana Ecopetrol e a canadense Geopark, solicitaram a inscrição no leilão.

Segundo a ANP, 36 petroleiras manifestaram interesse em participar da rodada. A agência não divulga nomes, mas o Valor apurou que a norueguesa Statoil, a francesa Engie (ex-GDF Suez), a portuguesa Galp, a tailandesa PTTEP, a canadense Alvopetro, a escocesa Premier Oil, a espanhola Cepsa e a brasileira Imetame fizeram a solicitação de dados técnicos sobre os blocos ofertados no leilão. Todas essas companhias citadas já atuam no Brasil.

A lista oficial de inscritos é aguardada com expectativa pelo mercado. A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, tem reiterado que a número de interessados no leilão é positivo e que está “dentro do esperado”, se considerado o cenário de baixa dos preços do barril do petróleo. Já o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), que classificou o modelo do contrato de concessão da 13ª Rodada como “o pior de todos os tempos” teme pela atratividade da licitação.

O mercado aguarda com expectativa também o direcionamento da Petrobras, historicamente a principal figura nos leilões da ANP. A diretora de Exploração e Produção da estatal, Solange Guedes, disse na semana passada que a companhia está “avaliando as oportunidades”.

O número de empresas que sinalizaram interesse em participar da 13ª Rodada, caso se converta efetivamente em inscrições, é superior ao de petroleiras habilitadas na última licitação de blocos exploratórios, a 12ª Rodada, voltada exclusivamente para áreas em terra. Quando comparada à 11ª Rodada, que ofertou um mix de blocos terrestres e marítimos, à exemplo do perfil do leilão deste ano, o número de potenciais participantes da licitação de outubro é bem menor.

Para efeitos de comparação, 72 empresas foram habilitadas a participar da 11ª Rodada e 26 companhias para a 12ª Rodada, ambas realizadas em 2013, num momento mais favorável do mercado.

A ANP vai ofertar, ao todo, 266 blocos exploratórios, em dez bacias diferentes: Amazonas, Parnaíba, Potiguar e Recôncavo, em terra; e Camamu-Almada, Campos, Espírito Santo, Jacuípe, Pelotas e Sergipe-Alagoas, em mar.

Só nos blocos marítimos, a agência estima que vai ofertar ao mercado algo em torno de 48 bilhões de barris de petróleo ‘in situ’. Os recursos ‘não riscados’ representam uma estimativa preliminar do volume de óleo originalmente contido nos reservatórios, mas ainda não comprovado, e que não necessariamente significa que possa ser completamente recuperável.

O maior volume estimado de recursos “in situ” está na Bacia de Sergipe-Alagoas, cujos dez blocos totalizam 20 bilhões de barris, seguido de Pelotas, que totaliza 15 bilhões de barris nas 51 áreas localizadas na bacia e incluídas no leilão.

(Fonte: Valor Econômico)

Related posts
Notícias

Presidente da ITS antecipa Agerba e divulga resultado de licitação para Catamarãs Salvador-Morro de SP

O resultado do Edital de licitação nº 002/2024, que definirá qual empresa vai operar a linha…
Read more
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *