Notícias

Justiça diz que “dinheiro público vem sendo jogado no ralo”

A Prefeitura de Cáceres terá que assumir imediatamente os serviços de saneamento básico do município e suspender todos os pagamentos referentes ao contrato administrativo nº 080/200 celebrados com a Nortec.

A Prefeitura de Cáceres terá que assumir “imediatamente” os serviços de saneamento básico do município e suspender todos os pagamentos referentes ao contrato administrativo nº 080/200 celebrados com a Nortec e ainda providenciar no prazo de 120 dias um plano de saneamento básico, se abstendo de promover qualquer licitação nesse período. Em caso de descumprimento, será penalizada em multa diária de R$ 50 mil. A determinação é da Justiça, através do juiz Alex Nunes de Figueiredo, que considera “nulo, irregular e ineficiente” o contrato firmado com a empresa em fevereiro de 2009. A reportagem tentou contato telefônico duas vezes, com o prefeito Túlio Fontes. Ele diz que não poderia falar porque estava em reunião.

No processo de oito volumes e mais de 1.600 páginas, o juiz acatou pedido do Ministério Público, por intermédio do promotor, André Luiz de Almeida, apontando diversas irregularidades que vão desde o processo licitatório para contratação da empresa, até descumprimentos de várias obrigações. Em Ação Civil Pública, proposta pelo MP, o promotor diz que “o contrato oriundo da licitação seria nulo de pleno direito, já que não houve aprovação pela assessoria jurídica da minuta do edital e nem da minuta do contrato, contrariando disposições da lei das licitações 8.666/93”.

No entendimento do juiz, os fatos alegados pelo MP são “verossímeis”. E, que há prova mais do que suficiente e inequívoca deles. Diz que “há fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação porque, claramente, o dinheiro público vem sendo desperdiçado e jogado no ralo diante da execução totalmente deficiente do serviço contratado pelo município com a Nortec” afirma observando que “o que já foi desperdiçado de dinheiro público não se sabe se será recuperado, pela experiência dificilmente. A prova é difícil e complexa, mas o que vai se desperdiçar ainda pode ser coibido”.

No despacho o juiz diz que, o contrato administrativo firmado entre a prefeitura e a empresa Nortec – Consultoria, Engenharia e Saneamento Ltda – “afronta todos os mais basilares princípios administrativos e legislação de regência (Constituição Federal e Lei nº 8.666/93 a lei das licitações)” porque, segundo ele, confere à empresa a execução de um serviço, que pela Constituição Federal é de competência do município. Além do mais, ressalta ele, “maquiando o contrato” como sendo uma espécie de “gerência de serviço público” figura, que explica, inexiste no ordenamento jurídico.

Em outro trecho do despacho, o juiz chega a insinuar possível falcatrua ao afirmar que “o objeto da concorrência para contratação da empresa especializada para o gerenciamento dos serviços públicos de água e esgoto sanitário explicitou que a concorrência citada não importava em concessão, permissão ou privatização dos serviços. No entanto, pelo que observei da documentação, o Poder Público (prefeitura) transferiu integralmente à requerida (Nortec) a execução do serviço citado, até mesmo a emissão de alvarás. Ou seja: tentou disfarçar por meio da figura de “gerência do serviço público”, não se sabe ainda o motivo a verdadeira concessão de serviço público”.

Salienta que “na forma com vem sendo tratado o saneamento básico em Cáceres, derivado de contrato aparentemente, nulo, irregular e ineficiente e com demonstrações claras de que não há interesse algum tanto do município quanto da empresa em sanar de vez os problemas, derivados da péssima qualidade dos serviços é que a medida de urgência deve ser tomada”.

 

 

Por: Sinézio Alcântara de Cáceres
(Fonte: 24 Horas News)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *