Notícias

Justiça determina suspensão da licitação do VLT de Salvador

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu, através de um pedido liminar, a suspensão da licitação do VLT de Salvador, que ocorreria nesta segunda-feira (25). A decisão é do juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, após pedido do vereador Sidninho (Podemos).

No pedido, o edil alegou que, apesar de a licitação do modal ter ocorrido na modalidade concorrência pública, pelo critério de julgamento o menor valor de contraprestação anual de operação, “os documentos que compõe o aludido procedimento administrativo possuem graves ilegalidades, inclusive, o futuro contrato administrativo da concessão, mais o termo de referência”.

Nesta seguda, e acordo com a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), seriam abertos os envelopes da parte financeira do projeto e seriam recebidas as propostas financeiras das empresas. Desta forma, com a sentença assinada nesta segunda, o certame está suspenso. O juiz deu cinco dias para que a gestão estadual se manifeste.

De acordo com o magistrado, ainda que considere importante a instalação do modal, existem “indícios graves de irregularidade na contratação do serviço público”. O juiz aponta que a ação se faz importante por conta da “necessidade de se preservar o interesse público do erário”.

Antes da suspensão, de acordo com o governo, a expectativa era de que o processo terminasse em seis meses, com a assinatura da ordem de serviço em junho de 2024. O primeiro lote da intervenção deve ser entregue à população em 2027, com orçamento de quase R$ 4 bilhões em três lotes. A obra prevê interligação entre os outros meios de transporte de Salvador. Confira:

-1º trecho: entre Ilha de São João, Subúrbio e Calçada (17 paradas e uma estação na Calçada);

– 2º trecho: entre Paripe e Águas Claras (8 paradas e interligação com metrô);

– 3º trecho: entre Águas Claras e Piatã (9 paradas e interligação com metrô).

(Fonte: Alô Alô Bahia)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *