Entre outubro de 2020 e março de 2021 o número de demandas em andamento na Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT), que ainda necessitam de resposta, diminuiu em 43%. Os atendimentos em andamento reduziram de 837 para 470. O reforço no quadro de servidores é uma das ações responsáveis pelo desempenho.
As apurações das demandas são feitas pelas equipes de técnicos e fiscais de cada Escritório Regional do Instituto ao qual foi feita a denúncia. Este tratamento qualificado reduziu o prazo de resposta das solicitações feitas à Ouvidoria e, consequentemente, do número de reivindicações em aberto.
“Somente em fevereiro e março deste ano, cerca de 200 novos colaboradores incorporaram o nosso corpo técnico. Temos, atualmente, 680 trabalhadores de diversas áreas que compõem o IAT, quase 10 vezes mais do que tínhamos dois anos atrás”, disse.
As contratações por PSS foi a solução encontrada pelo órgão para recompor o quadro de pessoal, que ficou defasado, após 30 anos sem concurso. O último edital para contratação por concurso público foi suspenso devido à pandemia. As 130 vagas disponibilizadas deverão ser preenchidas assim que o problema da Covid-19 for superado.
Os canais de atendimento da Ouvidoria do IAT recebem solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios ao Instituto e seus servidores e sobre as ações e programas. Basta acessar o site http://www.iat.pr.gov.br/ na aba Menu Institucional / Fale com o IAT.
Também é possível registrar a demanda nos telefones: (41) 3213-3466 / (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304.
Também é possível acessar informações referentes ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), verba utilizada para o financiamento de medidas ambientais. A intenção é fomentar e desenvolver a cultura da transparência dentro do IAT, de maneira a facilitar o acesso a informações atualizadas e contínuas.
As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
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