A pesquisa aponta que Maringá está abaixo da média nacional quando o assunto é informatização dos negócios. De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 96% das MPE do país são informatizadas. Levantamento feito em 2011 pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net )revela que 54% dos pequenos negócios no Brasil utilizam website. Em relação ao comércio eletrônico, a instituição aponta ainda que, apesar de as MPE representarem 98% dos negócios formais no país, respondem por menos de 20% do comércio realizado pela internet. A expectativa de faturamento do comércio eletrônico para 2012 é de R$ 23,4 bilhões. Nos últimos anos a atividade cresceu em média 30% no Brasil.
Mais do que nunca é necessário incentivar esses empreendedores sobre a importância de oferecerem seus produtos e serviços na grande rede. Geralmente, a MPE atende um bairro ou no máximo uma cidade. Vendendo pela internet, ela passa a abranger um público maior, destaca. Para se ter idéia do potencial eletrônica para os pequenos negócios, o Data Popular aponta que 70% dos usuários brasileiros de classe C acessam a web diariamente. Com o desenvolvimento do país, essa classe social é crescente e merece atenção, explica a consultora.
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(Fonte: Sebrae)