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Iata aponta conflito de interesse na concessão de aeroportos no Brasil

A Associação Internacional do Transporte Aéreo deflagrou um ataque hoje contra os termos das concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) deflagrou um ataque hoje contra os termos das concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, apontando “claro conflito de interesses” e risco de taxação ainda maior sobre as companhias aéreas.

Durante entrevista para anunciar projeções globais para as companhias aéreas este ano, o presidente da entidade, Tony Tyler, queixou-se de que, hoje, as taxas cobradas sobre as companhias no Aeroporto de Guarulhos já são muito caras, “mesmo comparadas às de aeroportos com infraestrutura de melhor qualidade e nível superior de serviços”.

Exemplificou que a taxação em Guarulhos é 124% superior do que é cobrado no Aeroporto de Madri, 93% a mais do que no Aeroporto de Miami e 62% do que no Aeroporto de Lisboa.

Para Tyler, os termos da concessões recentes dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília provocarão taxações ainda mais elevadas, para que os investimentos possam ser cobertos.

Na avaliação da Iata, que representa 240 companhias aéreas, o modelo de privatização no Brasil tem “um claro conflito de interesses, porque o governo é o principal acionista na empresa que faz as concessões e, ao mesmo tempo, o regulador do setor”.

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