Notícias

GOVERNO SIMPLIFICA REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TIC

A Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia, publicou nova versão da Instrução Normativa nº 1, que trata do plano anual de contratação de bens, serviços obras e soluções de TIC pela administração pública federal, simplificando os procedimentos. Pelo texto, as unidades terão até o dia 1º de abril de cada ano para informar, no sistema específico, as contratações que pretendem realizar ou prorrogar, no exercício subsequente e encaminhar ao setor de licitações. A avaliação dos pedidos deve ocorrer até o dia 15 de abril e o plano de contratação aprovado até o dia 30 do mesmo mês.

O órgão requisitante, ao incluir um item no respectivo Plano Anual de Contratações (PAC), deverá informar o tipo de item, o respectivo código, de acordo com os Sistemas de Catalogação de Material ou de Serviços; a unidade de fornecimento do item; quantidade a ser adquirida ou contratada; descrição sucinta do objeto; justificativa para a aquisição ou contratação; estimativa preliminar do valor; o grau de prioridade da compra ou contratação; a data desejada para a compra ou contratação; e se há vinculação ou dependência com a contratação de outro item para sua execução, visando a determinar a sequência em que os respectivos procedimentos licitatórios serão realizados.

Já o setor de licitações deve proceder a agregação, sempre que possível, de demandas referentes a objetos de mesma natureza; adequação e consolidação do PAC; e construção do calendário de licitação. Poderá haver a inclusão, exclusão ou o redimensionamento de itens do P AC, pelos respectivos órgãos, nos períodos de 1° a 30 de setembro e de 16 a 30 de novembro do ano de elaboração do PAC, visando à sua adequação à proposta orçamentária do órgão ou entidade ao qual se vincular a unidade; e na quinzena posterior à aprovação da Lei Orçamentária Anual, para adequação dos PAC ao orçamento devidamente aprovado para o exercício.

O novo texto exclui o capítulo exclusivo para gerenciamento de riscos e o que dispõe sobre equipe de planejamento da contratação, constantes nos textos anteriores.

(Fonte: Telesintese)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *