Notícias

Governo lançará licitações para exploração de petróleo em julho

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou nesta quinta-feira (11) que a 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo

Anúncio faz parte do pacote de medidas para setor de energia que governo fará como parte da estratégia de retomada do crescimento da economia

 

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou nesta quinta-feira (11) que a 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo e Gás Natural será lançada no dia 7 de julho, em cerimônia no Palácio do Planalto com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

 

O anúncio faz parte do pacote de medidas para o setor de energia que, conforme informou Dilma, o governo fará como parte da estratégia de retomada do crescimento da economia. No dia 4 de agosto, será lançado o pacote de novos leilões do setor elétrico e o governo anunciará investimentos para os próximos quatro anos.

 

Nesta semana, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) formalizou autorização para a rodada de leilões, em publicação no Diário Oficial da União. Serão licitados 266 blocos, num total de 125 mil quilômetros quadrados. Também serão ofertados 11 campos marginais.

 

“Estamos com bastante esperança e otimismo. Vamos lançá-lo no dia 7 de julho, com a presidenta Dilma presente, aqui em Brasília, no Palácio do Planalto, para que possamos oficialmente dar partida à décima terceira rodada”, disse. O leilão será em outubro e a expectativa do governo é arrecadar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões.

 

Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós

 

Para o anúncio do setor elétrico, Braga disse que a licitação de construção da Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, poderá entrar ainda nesta rodada.

 

Na terça-feira (9), o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disse que o leilão de Tapajós deve ficar para 2016, por problemas como licenciamento ambiental da usina.

 

“Esperamos, sim, que [Tapajós] esteja no pacote de agosto. Agora no mês de junho, estamos finalizando a entrega de todas as documentações de estudo de impacto ambiental. Estamos trabalhando muito para que o diálogo e a construção de uma política de compensações ambientais e sociais possam acontecer com os [indígenas do Vale do Tapajós] mundurukus de forma diferente de Belo Monte”, disse Eduardo Braga referindo-se ao impasse com as comunidades indígenas da região, que rejeitam a construção da usina.

 

(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *