Notícias

Governo economiza 2,13 bilhões com pregões eletrônicos

A nova ferramenta do governo eletrônico

O governo eletrônico tem conquistado cada vez mais espaço na vida de todo cidadão, e principalmente de governantes, que necessitam cada vez mais de componentes que sirvam de elo entre os serviços públicos e o cidadão.

E antes de analisar a notícia em si, é de suma importância que se esclareça o que é um “Pregão Eletrônico”: É um novo instrumento de licitação que veio para aperfeiçoar e dar transparência às compras realizadas pelo Governo Federal. Os pregões trouxeram vantagens como: minimização do tempo com os processos de licitação; aumento de concorrência; maior transparência (visto que todo cidadão pode acompanhar o processo em tempo real pela internet);  e economia que é o tema da notícia.

Já estava mais do que na hora de surgir mecanismos para nos defender –ao menos um pouco – de gastos excessivos e corrupção. Conseguir economizar 2,13 bilhões faz surgir a esperança de que esse dinheiro poderá ser utilizado em outras áreas mais necessitadas.

O medo é saber se a quantia economizada toma rumo certo, ou simplesmente ajuda a encher mais o bolso de quem está por trás dessa administração. E é completa ilusão achar que no país em que vivemos essa prática funcionará só para o bem. Uma reportagem da revista Isto É, mostra softwares usados para fraudar os pregões e alguém tirar vantagem nisso.

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *