Notícias

Governo de PE e Prefeitura do Recife deixam estragar 10,1 mil frascos de antibióticos comprados sem licitação na pandemia, diz Priscila Krause


Deputada do Cidadania reclama da compra de insumos no meio da pandemia e diz que eles foram perdidos

A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) afirmou, em tom de denuncia, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), na sessão da manhã desta quarta-feira (27), que uma ação compartilhada entre o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife levou à invalidez – por ultrapassarem o prazo validade – de 10.125 frascos do antibiótico Cefepima, comprados emergencialmente em 2020 pela gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB) no Recife.

Em fevereiro, através das redes sociais, a parlamentar havia alertado para a grande quantidade do item à disposição dos estoques das secretarias de Saúde do Recife e de Pernambuco.

Desde fevereiro, Priscila Krause levou o tema aos órgãos de controle, como o Ministérios Público Federal, o Estadual e os tribunais de Contas da União e do Estado.

“O governo Paulo Câmara e o governo João Campos, numa ação deliberada de esconder as provas da corrupção na Prefeitura durante a pandemia, nos levaram a perder dez mil frascos de um antibiótico de amplo espectro, a Cefepima. Em meio à crise no sistema de saúde e à falta de itens básicos para o atendimento da população pernambucana, saber que esses itens irão para o lixo, como já foram milhares de ampolas do sedativo Propofol, ultrapassa os limites da má gestão. É crime”, afirmou Priscila.

De acordo com a parlamentar, segundo documentos dos sistemas de estoque estadual e municipal, encontram-se invalidados 9.162 frascos no almoxarifado da secretaria estadual, em Jaboatão, e mais 963 ampolas no estoque da Prefeitura, que funciona num galpão na Guabiraba.

No acompanhamento realizado pelo mandato da deputada, foram observados desde o último mês do governo Geraldo Julio registros de transferências volumosas de insumos (EPI’s, medicamentos e material de penso) do Recife para o estado de Pernambuco.

“Os repasses foram denominados de “empréstimos”, mas não há comprovante de que a gestão estadual estivesse precisando dos itens. No caso do antibiótico, 12,5 mil unidades foram entregues ao governo estadual em abril de 2021, já no governo João Campos (PSB), e desde lá nenhum foi utilizado. Com os nossos questionamentos, em fevereiro, apressou-se a distribuição dos itens, entre eles 2,0 mil para a Prefeitura de João Pessoa e 2,0 mil para o Hospital Regional do Agreste, mas não houve tempo hábil para a distribuição da totalidade”, afirmou.

“A gente atuou e pelo menos oito mil frascos dos 18 mil que estavam parados tomou algum destino, mas isso não apaga o fato de que 10 mil unidades, equivalente a um custo de quinhentos e quarenta mil reais, ficou inutilizado. Temos um problema de origem que é o fato de João Campos ter recebido um estoque milionário e totalmente desproporcional à necessidade da cidade e não ter dado um pio. Calou-se e começou a repassar volumes absurdos de item para o governo Paulo Câmara, que nitidamente não tinha demanda, pois já faz suas compras por unidade hospitalar. Literalmente está sendo feita uma desova para esconder o crime de superdimensionamento e superfaturamento que marcou a gestão da pandemia no Recife”, afirmou, na Alepe.

(Fonte: JC)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *