Notícias

Governo abre os portos à iniciativa privada e quer investimentos de R$ 54 bilhões

Também mudaram as regras de licitação para novos portos e terminais. 

O governo alterou radicalmente as regras do setor portuário, abrindo a exploração dos portos para empresas privadas. Agora, companhias de qualquer segmento podem investir em terminais. O objetivo é dinamizar uma área que se transformou num dos maiores gargalos da economia, enquanto ficou basicamente sob controle do setor público.

 

Anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro Leônidas Cristino, da Secretaria dos Portos, o novo pacote de medidas é ambicioso do ponto de vista regulatório.

 

Quatro anos depois de editar um decreto que dificultou ainda mais a já complicada entrada de empresas privadas, o governo não só abriu os portos para os empresários como anunciou a concessão de três novos terminais – Águas Profundas (ES), Manaus (AM) e Porto Sul (BA).

 

O governo abriu a competição, entre empresas, no segmento de terminais privativos. A partir de agora, não será mais exigido que o proprietário de um terminal seja um grande exportador, isto é, que tenha carga própria para ser despachada pelo porto, como é o caso atualmente da Vale e da Petrobrás. Com a mudança, qualquer empresa ou grupo de investidores poderá ter um terminal e explorá-lo comercialmente, transportando cargas de outras companhias.

 

Além disso, o governo anunciou que os 54 terminais arrendados até 1993 serão relicitados em 2013. Também mudaram as regras de licitação para novos portos e terminais. “Não haverá mais cobrança de outorga nos leilões, porque nosso objetivo não é arrecadar para a Fazenda, não queremos ganhar dinheiro com os portos”, afirmou Dilma.

Related posts
Notícias

Taurus vence licitação e avança estrategicamente na Índia

A Taurus, maior vendedora de armas leves do mundo, acaba de conquistar, por meio da joint venture…
Read more
Notícias

Governo de Minas abrirá licitação para nova ponte entre Inhaúma e Papagaios sobre o rio Paraopeba

Estrutura caiu em 2018 e desde então aguarda reconstrução Foi publicado no Diário Oficial de…
Read more
Notícias

Licitação para retomada das obras da UFN3 deve seguir até 2026

Petrobras confirma que início das operações da UFN3 está previsto para 2028 O Governo Federal…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *