Notícias

Governo abre licitação para construir Casa da Mulher Brasileira em Maringá

Governo Federal abre licitação para construir Casa da Mulher Brasileira

Maringá vai ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira com modelo e estrutura das capitais brasileiras. O edital do processo licitatório para contratar uma empresa para executar a obra foi divulgado na última na terça-feira (12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A estrutura reúne no mesmo espaço vários serviços especializados para atendimento de mulheres vítimas de violência. Serão mais de 3,5 mil metros quadrados, com investimento de R$ 19 milhões.

O edital prevê a construção da estrutura em 13 municípios brasileiros, sendo que somente Maringá e outros dois não são capitais. Maringá também é a única cidade do Paraná contemplada nesta licitação. No Estado, apenas Curitiba tem a Casa da Mulher Brasileira funcionando.

A Casa da Mulher Brasileira será construída em terreno cedido pelo município, situado no Eurogarden. A municipalidade articulou com o Governo Federal a implantação do centro de atendimento especializado em Maringá. O prefeito Ulisses Maia e a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, estiveram em Brasília em março deste ano e se reuniram com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves para debater a respeito do tema. Em agosto, a Cidade cedeu terreno, de 7 mil metros quadrados ao Governo Federal para implantação.

“Conseguimos trazer para a nossa cidade uma estrutura que seguirá o modelo das unidades das capitais brasileiras. Isso é uma grande conquista para as mulheres maringaenses e reforça nosso compromisso com o fortalecimento da rede de políticas públicas de proteção e atendimento às mulheres”, explica o prefeito Ulisses Maia.

Ainda segundo ele, desde 2017, a prefeitura garantiu diversos avanços, como a criação da Patrulha Maria da Penha e a distribuição de botão do pânico para mulheres com medidas protetivas.

O projeto da Casa da Mulher Brasileira incluirá no mesmo lugar variados serviços especializados para atendimento às mulheres em situação de violência, como Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Pública Especializada da Mulher e Defensoria Pública Especializada da Mulher.
No local também haverá estruturas de atendimento psicossocial, alojamento de passagem, brinquedoteca, serviço de orientação e direcionamento para programas de auxílio, promoção da autonomia econômica e geração de trabalho, emprego e renda.

Para a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, a implantação da Casa da Mulher Brasileira expandirá as políticas de proteção e atendimento às mulheres. “Apesar de ser uma cidade menor, Maringá ganhará uma unidade no mesmo padrão das capitais, como a estrutura em funcionamento em Curitiba. Isso mostra como a gestão municipal é referência e batalhou para conquistar essa estrutura, que será muito importante para as maringaenses.”

(Fonte: Maringá Mais)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *