Notícias

Governador Beto Richa autoriza 183 milhões de reais na modernização do Porto de Paranaguá

O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, a abertura de licitação para obras no Porto de Paranaguá. O investimento, de 183 milhões de reais, será feito com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Appa. A obra envolve a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e a ampliação, em 100 metros, do cais do berço 201 – sentido Oeste.

É a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos, realizada integralmente com recursos próprios da Appa. De acordo com o governador Beto Richa, o estado está pensando no Porto de Paranaguá para os próximos 20 anos. O governador ressaltou que a modernização do porto vai garantir ainda mais eficiência e agilidade dos serviços.

O processo licitatório, na modalidade concorrência, vai definir a empresa especializada para a execução das obras. O edital de licitação estará disponível no site da Appa, o www.portosdoparana.pr.gov.br, a partir do próximo dia 21 para consulta. A abertura da licitação será no dia 30 de setembro. Estes investimentos, somados à obra de reforma de mil e 800 metros do cais, em execução, e a ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída, significam a completa reconstrução do porto de Paranaguá.

A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de 2 milhões para 6 milhões de toneladas por ano. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esta obra no Porto de Paranaguá complementa os investimentos feitos pelo Governo para melhorar a logística no estado. Segundo o secretário, o investimento em infraestrutura é essencial para o desenvolvimento regional.

A ampliação do berço 201 vai permitir a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Isso porque, desde a construção dos berços houve uma evolução no tamanho dos navios, sem que houvesse a ampliação do cais. Com isso, um navio de grande porte, atualmente, ocupa dois berços de atracação para operar no cais do Porto de Paranaguá. O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explicou que hoje, nos berços 201, 202 e 203 atracam apenas dois navios. A ampliação do cais em 100 metros permitirá que três navios possam atracar simultaneamente.

O Projeto de modernização dos berços 201 e 202 e ampliação do berço 201 tem como objetivo fazer a reestruturação e adequação do cais. A obra permitirá também a realização da dragagem de aprofundamento e a atração de navios de até 80 mil Toneladas de Porte Bruto. Concluído o processo licitatório, a empresa vencedora vai receber a ordem de serviço tendo como previsão de entrega o segundo semestre 2017.

(Fonte: Agencia Parana)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *