Notícias

Fracassa licitação para aluguel de ônibus elétricos do transporte em São José


Segundo a prefeitura, empresa participante não foi habilitada por falta de documentação conforme o edital. Prefeitura vai rever edital e republicar.

Terminou sem nenhuma empresa habilitada a licitação para a locação e operação dos coletivos elétricos do transporte público em São José dos Campos. A abertura dos envelopes aconteceu nesta sexta-feira (3), mas a empresa participante não foi habilitada por falta de documentos, segundo a prefeitura. Ainda não há prazo para um novo certame.

A abertura dos envelopes aconteceu nesta manhã depois de dois adiamentos por ações na Justiça. Empresas interessadas no certame acionaram o Tribunal pedindo duas vezes a suspensão da licitação alegando pouco prazo para adequações das documentações – já que o edital havia sido alterado.

Mesmo com a remarcação, segundo a prefeitura, a única empresa que participou da licitação não foi habilitada por falta de documentação adequada.

A Urbanizadora Municipal, que é quem vai gerenciar o transporte, disse que vai fazer novos ajustes no edital e republicar nos próximos dias. Uma nova data não foi divulgada.

Histórico
No fim de março a primeira versão do edital foi suspensa após duas empresas apontarem problemas na concorrência e contestarem os pontos na Justiça. Entre elas estavam uma mudança no edital que postergou o prazo de entrega dos veículos de 6 para 10 meses.

Com a alteração, a empresa argumentou que também seria necessária a reabertura do prazo para apresentação das propostas, já que parte do projeto teria que ser refeita.

Também à época, outra empresa apontou problemas no cadastro para empresas estrangeiras interessadas em concorrer, já que o pregão é aberto à participação de companhias internacionais.

Após a primeira suspensão, a Prefeitura de São José dos Campos republicou em abril o edital de aluguel dos ônibus elétricos com adequações. Entre os pontos alterados estão o aumento do prazo contratual, que passa a ser de 16 anos; o detalhamento da matriz de risco para a empresa contratante e a contratada; e passou a permitir a apresentação de documentos traduzidos livremente.

Com o novo edital, a tradução juramentada será obrigatória somente na assinatura do contrato. Será escolhida a empresa que apresentar o menor valor global.

Novo modelo
No início de março, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que a Urbam vai fazer a gestão do transporte público na cidade. A Urbanizadora vai alugar os coletivos que vão ser entregues a uma empresa licitada pela gestão municipal para a operação do transporte público. Todos os ônibus que vão operar no perímetro urbano serão 100% elétricos.

O pagamento à empresa contratada também vai ser feito pela Urbam, assim como a gestão das tarifas.

As mudanças foram feitas depois do contrato frustrado com o Grupo Itapemirim. No modelo anterior, bandeira de inovação do governo Felício (PSD), a cidade teria dividida a operação técnica, financeira e de operação. Agora, o modelo passa a ser centralizado (veja vídeo abaixo).

Na mudança, a gestão técnica, ou seja, a gerência do serviço, fica com a Urbam, que é uma empresa de economia mista cujo maior acionista é a prefeitura.

Mudança após contratação frustrada
A mudança foi anunciada depois da quebra do contrato com o Grupo Itapemirim, em fevereiro. A empresa foi escolhida depois de uma série de licitações esvaziadas para a gestão do transporte na cidade. A prefeitura chegou a alterar o edital para permitir que uma mesma empresa assumisse o serviço por completo, assim fechando todo o transporte com o grupo.

Desde a licitação, a oposição e sindicato questionavam a participação da Itapemirim, que estava em processo de recuperação judicial. Pouco depois da escolha, a empresa teve uma série de problemas na justiça e de operação. A prefeitura rompeu o contrato depois que ela não cumpriu com as exigências da contratação.

O modelo novo não tem semelhanças com a antiga proposta. Ao g1, o sindicato dos condutores questionou a medida, alegando que não foi discutida com os conselhos e com os profissionais. O receio da entidade é que os atuais profissionais não sejam absorvidos e sigam trabalhando.

(Fonte: g1)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *