Notícias

Exigência nas licitações públicas dificulta acesso dos pequenos

TCE e Sebrae terão grupo de trabalho para acompanhar concorrências de até R$ 80 mil.

Empresas do setor de construção civil estão entre as que encontram as maiores dificuldades para tornarem-se fornecedoras de serviço junto aos órgãos públicos

Manaus – De acordo com micro e pequenos empresários, as licitações são formatadas para excluir fornecedores iniciantes e privilegiar grandes empresas.

Para o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), Nelson Rocha, apesar de as vezes impedir o ingresso de pequenas empresas, a burocracia do processo é necessária. Mas pode ser superada com o conhecimento adequado.

O proprietário da microempresa Manaura Turismo, Rodney Melo, conta que já participou de três licitações, sem conquistar nenhum contrato. Apesar de possuir o conhecimento e a capacidade financeira necessária, Rodney acredita que as grandes operadoras de turismo acabam favorecidas nas licitações graças a exigências direcionadas. “Participei de uma licitação, por exemplo, em que solicitavam que tivéssemos equipamento próprio. Mas somos uma agenciadora. Fazemos o intermédio de serviços de turismo, não temos um barco de recreio. Para ter esse tipo equipamento tem que ser uma empresa muito grande”, conta.

O empresário chama atenção também para a exigência de comprovação de experiência no fornecimento para empresas públicas.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *