Notícias

Ex-secretário é denunciado por fraudar licitação e favorecer empresa delatada

Segundo o MPE, o proprietário da empresa fez uma manobra para burlar o sistema do governo

O ex-secretário de Gestão de Mato Grosso, Júlio Modesto, foi denunciado à Justiça por supostamente fraudar uma licitação que teria gerado um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 1 milhão.

Segundo a denúncia, Modesto – durante a gestão de Pedro Taques – teria contratado, de forma irregular, uma empresa que já estava declarada inabilitada e que, inclusive, havia sido alvo de delação premiada.

A denúncia foi feita pelo promotor de Justiça Célio Fúrio, do Ministério Público de Mato Grosso, na sexta-feira (4). Além do ex-secretário, também foram denunciados a pregoeira Cilbene de Arruda, a empresa SAL Aluguel de Carros Ltda e seu sócio-proprietário, Alexssandro Neves Botelho.

O caso chegou ao Ministério Público Estadual (MPE) depois que o Tribunal de Contas (TCE) encontrou irregularidades em uma licitação para locação de veículos, lançada em 2015.

Conforme a ação, Alexssandro teria feito manobras para burlar um impedimento de participar de licitações com o governo de Mato Grosso.

Ocorre que Alexssandro é proprietário de três empresas de locação de veículos, sendo que duas delas tinham o mesmo nome fantasia “SAL Locadora de Veículos”. Contudo, depois que ele ficou impedido de participar de licitações, ele alterou – de acordo com o MP – o nome de uma das empresas para “SAL Aluguel de Carros”.

Dessa forma, conseguiu participar e ainda sagrou-se vencedor, conforme declarou a pregoeira Cilbene. Depois, o então secretário Júlio Modesto homologou o resultado, mesmo com a empresa impedida de participar de licitações.

“Ficou evidente que ambas as pessoas jurídicas se confundiram e confundem-se, além de possuírem o mesmo proprietário, possuem o mesmo objeto social. Uma manobra utilizada para burlar suspensão de contratar com a Administração Pública”, afirmou o MPE.

Diante da situação, o próprio TCE aplicou multas à empresa, à pregoeira e ao secretário, e declarou a inidoneidade da empresa.

Delação
O promotor também destacou que Alexssandro foi delatado por Rodrigo Barbosa, filho do ex-governador Silval Barbosa, em 2017. Segundo a delação, Alexssandro pagava propina à Rodrigo, para manter os contratos que tinha com o Estado.

Célio Furio também afirmou que, se não participou ativamente na fraude, no mínimo Júlio Modesto teve uma “conduta negligente na condição de gestor, que é responsável pelos atos praticados por seus subordinados”.

Diante do caso, o Ministério Público pediu a condenação dos envolvidos e o ressarcimento solidário do prejuízo causado. Na ação, foi pedido o valor de R$ 1.195.000,76 com juros e correção monetária.

(Fonte: Livre)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *