Notícias

Estudos com valor da tarifa do VLT em MT devem ser entregues à Justiça

Obra bilionária na Grande Cuiabá está parada desde dezembro de 2014.Relatórios finais devem apontar viabilidade da implantação do modal.

Devem ser entregues nesta segunda-feira (28) à Justiça Federal os dois relatórios finais feitos por uma empresa contratada pelo governo de Mato Grosso sobre as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá. A primeira parte dos estudos apontou que o término da implantação do modal de superfície, na qual já foi gasta R$ 1,06 bilhão, deverá custar ainda mais R$ 602 milhões. Os próximos levantamentos a serem entregues devem apontar, entre outros pontos, o valor da tarifa.

A obra do VLT foi licitada por R$ 1,477 bilhão, começou a ser implantada em junho de 2012, e está parada há um ano e três meses. O metrô de superfície deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2015, o Consórcio VLT, responsável pela obra, havia pedido mais R$ 1,1 bilhão para entregar o modal de transporte. O governo do estado se negou a pagar o aditivo sem antes contratar um estudo sobre o que já tinha sido feito e o que ainda estava por fazer.

O impasse entre as partes foi parar na Justiça Federal, que autorizou a contratação de uma empresa para fazer uma auditoria sobre a situação do metrô de superfície. A empresa responsável pelo estudo, a KPGM Consultoria, de São Paulo, foi contratada pelo estado em novembro de 2015 por R$ 3,8 milhões. E deverá elaborar relatório com a viabilidade financeira do modal, o cronograma de término de obras, a estimativa de demandas de operação nos próximos 20 anos, a proposta de integração do VLT à matriz de transporte de Cuiabá e Várzea Grande e o cronograma de desembolso do estado para a implantação.

O projeto do VLT prevê a implantação em dois eixos em Cuiabá e em Várzea Grande, na região metropolitana. Um vai do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o CPA (Centro Político Administrativo) na capital; e o outro entre o Coxipó e o Centro, ambos em Cuiabá.

A implantação começou a ser feita na região do Zero Quilômetro, em Várzea Grande. A obra foi licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade de contrato não permite aditivos.

(Fonte: Cenario MT)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *