Notícias

Estudantes fazem manifestação contra o aumento da passagem

A União Nacional dos Estudantes (UNE) esteve na tarde desta segunda-feira, na Praça da Matriz, para protestar, mas a manifestação foi esvaziada.

 

Após o anúncio do reajuste da tarifa de ônibus em Manaus anunciado na última sexta-feira, organizações estudantis já começaram as movimentações contra o aumento da passagem. A União Nacional dos Estudantes (UNE) esteve na tarde desta segunda-feira, na Praça da Matriz, para protestar, mas a manifestação foi esvaziada.

O primeiro ato não teve muita adesão por parte dos estudantes, poucos estavam presentes. “Esse é apenas o anúncio de todas as manifestações que acontecerão a  partir de amanhã”, afirma o diretor regional Amazonas/Roraima da União Nacional dos Estudantes (UNE), André Marsílio.

 

Hoje, a partir das 17h, os alunos se reunirão em marcha, saindo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) até o Complexo Viário Gilberto Mestrinho e retornarão. Cerca de 30 entidades estudantis já estão mobilizadas para o ato.

O diretor explica que a ideia é uma mobilização de todos os estudantes, retirando os alunos de sala de aula. Ele garante que a manifestação acontecerá de forma pacífica sobre a questão do aumento “Achamos o valor abusivo para o trabalhador e também para o estudante. Dependendo do posicionamento das autoridades continuaremos as manifestações durante a semana em outras áreas da cidade.”

Ainda de acordo com André Marsílio, no inicio do ano, os estudantes estiveram em uma audiência pública com a Superintendência Municipal de Transportes (SMTU), onde foi apresentado o edital de licitação para o transporte coletivo. Dentro dele havia uma planilha que explicava como calculavam as tarifas. A fórmula levava em consideração os trajetos e as viagens que cada empresa deveria fazer.

Mas, para André, os dados do Boletim Diário de Operações (BDO) são diferentes. “O número de viagens programadas na licitação não batem com os que estão sendo feitas pelas empresas atualmente. Estão menores que os estipulados no edital. Por isso pretendemos entrar com uma representação no Ministério Público, amanhã, pois esse valor é contestável”, explica.

 

(Fonte: DM24)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *