Notícias

Especialistas ensinam receita de sustentabilidade em grandes eventos

O Encontro Brasileiro de secretários de Meio Ambiente debateu, na manhã de ontem (26.10), a agenda de sustentabilidade na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

O Encontro Brasileiro de secretários de Meio Ambiente debateu, na manhã desta quarta-feira (26.10), a agenda de sustentabilidade na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). No painel, foram recebidos Andrew Marchesin, diretor de Relações Institucionais da ARUP, empresa que projetou equipamentos esportivos nas Olimpíadas de Pequim e para a Copa do Qatar, em 2022, e Judith Sykes, coordenadora associada de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres, 2012.

Andrew Marchesin traçou paralelos entre os equipamentos construídos em outros países e os que estão em obra para o Mundial de 2014. “Para a Copa do Qatar, em 2022, por exemplo, temos um sério problema que é o clima. No projeto dos estádios, é necessária uma adaptação para que seja possível a prática desportiva, já que lá a temperatura chega a 50 graus. Na China, existia a necessidade de que os equipamentos virassem ícones, cartões postais. Já no Brasil não há essas necessidades”, afirmou.

Encontro na Câmara debateu experiências com megaeventos esportivos em outras partes do mundo

Marchesin deu como exemplo projetos feitos pela ARUP, como o Centro Aquático Nacional, em Pequim. “Na fachada, que traz aquela impressão de gotas, foram inseridos elementos que propiciam uma melhor entrada de luz e isolamento térmico, para reduzir o uso de energia com iluminação e aquecimento ou ar condicionado”, explicou. No estádio do Qatar, segundo o engenheiro, a solução foi a instalação de um sistema de refrigeração que usa energia solar, mantendo a temperatura sem grande gasto de energia.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *