Notícias

EMPRESAS CHINESAS VENCEM LICITAÇÕES PARA EXPLORAR CAMPOS DE PETRÓLEO E GÁS NO IRAQUE

Empresas chinesas venceram no sábado (11) licitações para explorar cinco campos de petróleo e gás iraquianos, numa ronda de licenciamento para a exploração de hidrocarbonetos que visava principalmente aumentar a produção de gás para uso doméstico.

Uma empresa curda iraquiana também aceitou dois dos 29 projetos em disputa na ronda de licenciamento de três dias no centro, sul e oeste do Iraque, que pela primeira vez inclui um bloco de exploração offshore nas águas do Golfo Árabe do país.

O Iraque pretende atrair bilhões de dólares em investimentos para desenvolver seu setor de petróleo e gás, à medida que procura aumentar a produção petroquímica local e acabar com as importações de gás do vizinho Irã, que são essenciais para a produção de energia.

Mais de 20 empresas se pré-qualificaram para a ronda de licenciamento, incluindo grupos europeus, chineses, árabes e iraquianos.

Não houve nenhuma grande empresa petrolífera dos Estados Unidos envolvida, mesmo depois de o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia, ter se reunido com representantes de empresas petrolíferas norte-americanas durante uma visita oficial ao país no mês passado.

Cinco licitações foram vencidas no sábado por empresas chinesas.

O Grupo Zhongman de Petróleo e Gás Natural (ZPEC) ocupou a extensão norte do campo de Bagdá Oriental, em Bagdá, e o campo do Médio Eufrates que abrange as províncias de Najaf e Karbala, no sul, disse o ministério do petróleo.

O United Energy Group Ltd, da China, ganhou licitação para desenvolver o campo de Al-Faw no sul de Basra; a ZhenHua ganhou licitação para desenvolver o campo de Qurnain do Iraque na região da fronteira entre o Iraque e a Arábia Saudita; e a Geo-Jade ganhou licitação para desenvolver o campo de Zurbatiya do Iraque no Wasit.

Dados do ministério informam que dois campos de petróleo e gás foram ocupados pelo Grupo KAR do Iraque: Dimah, na província oriental de Maysan, e os Sasan & Alan, na província noroeste de Nínive, no noroeste do Iraque.

Cerca de 20 projetos serão abertos para licitação no domingo e na segunda-feira. Gigantes petrolíferos ocidentais como a Exxon Mobil Corp e a Royal Dutch Shell Plc abandonaram uma série de projetos no Iraque, enquanto empresas chinesas expandiram sua presença no país.

(Fonte: Money Times)

Related posts
Notícias

Governo edita MP que dispensa licitação em casos de calamidade pública

O governo Lula (PT) publicou uma medida provisória para flexibilizar a compra de bens e a…
Read more
Notícias

Comissão divulga pontuação de consórcios na licitação do Maracanã; veja as notas

Proposta financeira da dupla Flamengo e Fluminense fica com a maior nota e será declarada vencedora…
Read more
Notícias

Prefeitura abre licitação para reconstruir orla na Beira-Rio em Itabuna

A Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia da Prefeitura abriu processo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *