Especial: Nova Lei de LicitaçõesNotícias

Em nova lei, Bolsonaro impõe fim da publicidade das licitações em jornais

A determinação de publicação de contratações públicas e de editais de licitação em jornal de grande circulação contraria o interesse público por ser uma medida desnecessária e antieconômica, tendo em vista que a divulgação em sítio eletrônico oficial atende ao princípio constitucional da publicidade.

Com essa justificativa, o presidente Jair Bolsonaro vetou dois artigos da recém-sancionada nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Até então, a publicidade desses atos públicos pela publicação em jornais de grande circulação tinha como objetivo dar ampla transparência, além de contribuir para que o maior número possível de interessados pudesse concorrer. Com isso, aumentaria a probabilidade de a administração pública receber proposta vantajosa. Essas publicações também representavam verba para os jornais.

De acordo com as razões do veto, no entanto, o princípio da publicidade, disposto no artigo 37, caput da Constituição, “já seria devidamente observado com a previsão contida no caput do artigo 54, que prevê a divulgação dos instrumentos de contratação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o qual passará a centralizar a publicidade dos atos relativos às contratações públicas”.

Foram, ao todo, 22 vetos presidenciais exercidos na nova Lei de Licitações. Eles todos podem ser, ainda, rejeitados pelo Congresso Nacional, que tem 30 dias corridos para deliberação pelos senadores e deputados em sessão conjunta.

(Fonte: COnjur)

Related posts
Notícias

Após licitação DaiaPlam já tem seis empresas com áreas definidas

Codego anuncia classificadas em processo licitatório para instalação na expansão do Distrito…
Read more
Notícias

Parada desde abril, obra da sede da Semusp precisará de nova licitação; entenda

Inicialmente, a conclusão do prédio de cinco andares estava prevista para julho de 2024 Por…
Read more
Notícias

MP prorroga por mais 1 ano inquérito que apura ausência de licitação no serviço de balsa em Laguna

Promotoria cobra informações sobre obra de ponte e certame para concessão do serviço Em…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *