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Dnit não tem prazo para iniciar manutenção da BR-163

Edital para conservação e restauração dos 38,9 quilômetros foi retomado ontem (08)

 

Zigue-zague. É assim que motoristas estão precisando dirigir na BR-163, especialmente no trecho entre o portal de entrada a Marechal Cândido Rondon e logo após o trevo de acesso a Quatro Pontes. A dificuldade de trafegabilidade já é algo antigo e se tornou uma novela. Isto porque cada vez que chove os buracos e “panelas” voltam a aparecer e se tornam um perigo constante para os motoristas. Como as operações tapa-buracos realizadas são apenas paliativas, o trajeto tem ficado bastante crítico e exige atenção redobrada.

Como forma de alertar os motoristas, a Polícia Rodoviária Federal tem colocado cones nos maiores buracos. Esta tem sido a maneira encontrada pelas autoridades para evitar incidentes como pneus furados, por exemplo. Ao todo, são aproximadamente dez cones. Contudo, devido ao tráfego intenso de caminhões, é comum que os objetos caiam devido à força do vento. Além disso, outro problema é que algumas pessoas passam pela rodovia e furtam os cones, revela um policial rodoviário ouvido pela reportagem de O Presente.

O trajeto entre Marechal Cândido Rondon e Toledo soma 38,9 quilômetros e a rodovia foi federalizada no final do ano passado. O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) deu início em maio ao processo licitatório para contratar empresa para fazer a conservação e recuperação da via. Conforme o edital, para fazer as obras necessárias na extensão mencionada, a autarquia orçou em R$ 3,896 milhões a manutenção, em um prazo de execução de 720 dias.

O problema é que a licitação foi uma das suspensas por um período de 30 dias por determinação da presidenta Dilma Rousseff após os escândalos no Ministério dos Transportes. Na sexta-feira (05) encerrou o prazo proposto pela chefe do Palácio do Planalto para uma varredura na pasta e a partir de ontem (08) as licitações voltaram a ser retomadas na fase em que foram paralisadas.

“O processo de licitação deste trecho se encontra na fase de habilitação. Será marcada data para abertura das propostas das empresas. A expectativa é que as obras de manutenção e restauração dos 38,9 quilômetros iniciem ainda neste semestre, já que normalmente são apresentados recursos”, revela o assessor de imprensa da Superintendência do Dnit de Curitiba, Marco Bianchi.

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