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Diretor-geral do Dnit promete novos contratos de obras

A reportagem mostrou que obras sob responsabilidade da Divisão de Engenharia do Exército, então chefiada pelo general Fraxe, tiveram aditivos em trechos da BR-101 que elevaram o custo original dos projetos em até 77%.

O TCU (Tribunal de Contas da União) apontou irregularidades, como sobrepreço, solução antieconômica e compra que material além do necessário, em dez obras ligadas do Dnit que podem somar cerca de R$ 276,2 milhões em prejuízos ao erário público.

Fraxe afirmou que, para reparar os problemas apontados pelo TCU, o Dnit revogou editais de licitação, como na BR-101, na Bahia, e na BR-230, no Pará, já que havia problemas de composição nos custos dos projetos e todo o orçamento teria que ser revisto.

No caso da adequação de trecho da BR-101, no Rio Grande do Norte, onde o dano, que soma R$ 2,7 milhões, já foi consumado e também atinge outros contratos, de acordo com o TCU, foi aberto inquérito militar para apurar o problema. O tribunal aponta que houve aquisição de brita em volume 104% acima do necessário e compra de areia 25% além do necessário.

O general Fraxe assumiu a chefia do Dnit em agosto e substituiu o então diretor-geral Luiz Antonio Pagot, que pediu demissão do cargo após denúncias de irregularidades em obras. A crise no Ministério dos Transportes também levou à saída do então ministro e senador Alfredo Nascimento (PR-AM).

(Fonte: Valor)

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