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DFTrans normaliza circulação de ônibus em Planaltina

A pergunta refere-se à continuidade de uma licitação e/ou contrato específicos, assim, deve ser formulada diretamente ao órgão licitante.

 

Autarquia anuncia reestruturação do transporte coletivo no DF e promete ajustes em todo o sistema a partir de abril. O diretor-geral do DFTrans, Março Antonio Campanella, anunciou nesta segunda-feira (21/03) que a circulação de ônibus em Planaltina será normalizada. Os rodoviários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) entraram em greve no último dia 11 e, com isso, tiraram 80 veículos das ruas. Campanella explicou que a solução é temporária e que a autarquia está fazendo estudos para, a partir de abril, reestruturar o funcionamento do sistema, com a possibilidade de redistribuir as linhas de ônibus no DF.

Colocamos 44 carros em operação no dia em que a Coopatram paralisou suas atividades. Colocaremos mais 37 carros, portanto, superando os 80 que eram operados pela cooperativa, disse o diretor do DFTrans. Nós já vínhamos conversando com as cooperativas, que vieram de uma situação anterior extremamente complexa, após serem submetidas a um edital bastante desfavorável e a financiamentos leoninos, explicou Campanella, enfatizando que o órgão visa, além de ajudar as cooperativas, tornar eficiente o sistema de transporte coletivo em toda a região.

As linhas operadas pela Coopatram serão distribuídas entre as viações Viva Brasília, que terá 20 ônibus em Arapongas e 15 em Buritis, viação Riacho Grande, com 20 em Arapongas e um no Vale do Amanhecer, 15 da Cootransp, que também atuarão no Vale do Amanhecer, e dez veículos da viação São José, que circularão em Buritis. Ao todo, as cooperativas operam 166 linhas de ônibus com 620 veículos.

 

Nesta segunda, por volta das 7h, cerca de 400 moradores de Planaltina fecharam a BR-020. O protesto terminou às 12h45, após negociação entre os manifestantes e representantes do GDF. Os ônibus da Coopatram continuam parados. Já os da Coopertram (que atendem a São Sebastião, condomínios e Paranoá), Cootarde (Gama, Santa Maria, Ceilândia e Brazlândia) e Coobrataete (São Sebastião, Itapoã e Paranoá) voltaram a circular ainda durante a tarde.

 

Contexto

 

Março Antonio Campanella chama atenção para a desorganização do sistema viário do DF, que já conta com cerca de mil linhas de ônibus, enquanto São Paulo, que tem uma frota bem maior, possui aproximadamente 600 linhas.

 

Em 2007, 18 cooperativas e uma empresa foram selecionadas por meio de edital para operar linhas de transporte no DF, usando veículos extensos e microoônibus. Para Campanella o edital não apresenta nenhuma irregularidade, mas os governos anteriores não permitiram que as cooperativas tivessem acesso a algumas linhas rentáveis, o que explicaria em parte a crise financeira pela qual estão passando. O diretor do DFTrans, no entanto, aponta que o novo governo encontrou outros problemas no transporte do DF, o que só permite uma revisão das licitações ao fim do período de vigência dos contratos, que é de dez anos renováveis por igual período.

Encontramos o transporte público coletivo em uma situação ruim, com uma gestão precária e sem monitoramento eletrônico, o que nos deixa sem condições de resolver tantos problemas em um só tempo, avaliou Campanella. O diretor da DFTrans lembrou também que algumas das cooperativas em atuação têm graves problemas de gestão e que não basta o governo oferecer ajuda, se essas questões não forem resolvidas.

 

Por: Victor Ribeiro
(Fonte: Governo do Estado do Distrito Federal)

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