Notícias

DF decide não renovar estado de emergência na Saúde, em vigor desde 2015


Medida se estendeu por 30 meses, e terminou no último dia 16; decreto permitiu horas extras e compras sem licitação. Governo diz ver melhorias em estoques, filas e sistemas eletrônicos.

O governo do Distrito Federal informou, nesta segunda-feira (24), que não vai mais renovar o estado de emergência na saúde pública – decretado em janeiro de 2015 e renovado quatro vezes. Segundo a Secretaria de Saúde, a decisão foi tomada frente a melhorias em áreas como contratação de serviços, desbloqueio de leitos e recomposição de equipes.

A emergência foi decretada pela primeira vez na terceira semana de Rodrigo Rollemberg à frente do Buriti, e desde então, seguia vigente. Por dois anos e meio, a medida autorizou o governo do DF a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, pagar horas extras, chamar concursados e estender cargas horárias de 20h para 40h semanais.

Contratos temporários com terceirizados, médicos e servidores de saúde também puderam ser prorrogados, e funcionários da área médica do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar puderam ser convocados para reforçar hospitais e postos.

Renovação cogitada
Em janeiro deste ano, logo após a última renovação do contrato, a Casa Civil do DF afirmou ao G1 que já trabalhava com a possibilidade de estender a emergência na saúde até 2018. Naquele momento, o secretário Sérgio Sampaio dizia acreditar que seis meses ainda não seriam suficientes.

“Só vamos conseguir liberar essa situação quando tivermos um orçamento saudável”, disse Sampaio, à época. Dados divulgados naquele momento indicavam que 80% de todo o orçamento da Saúde estava sendo usado para pagar salários. Desde então, o Palácio do Buriti não tomou nenhuma medida administrativa que pudesse mudar esse índice.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *