Notícias

DF abre licitação para conceder o Autódromo Nelson Piquet à iniciativa privada


Edital prevê contrato de 35 anos; quem pedir menos dinheiro público leva o contrato. Terracap terá direito a 1,5% da receita.

O governo do Distrito Federal publicou, nesta segunda-feira (3), o aviso de licitação do Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet para a iniciativa privada. O resultado será revelado em 17 de janeiro.

O edital prevê a assinatura de um contrato de concessão por 35 anos. Se duas ou mais propostas forem apresentadas, quem pedir o menor investimento público vence a concorrência. Os consórcios têm de ser, obrigatoriamente, liderados por alguma empresa com sede no Brasil.

O valor total do contrato é de R$ 73,17 milhões. A cifra corresponde à estimativa de gastos para cumprir os pré-requisitos da licitação, reformar e reconstruir o autódromo, além da construção de centros de excelência para o esporte.

Desse valor, a Terracap vai pagar, no máximo, R$ 14 milhões – o resto fica a cargo do parceiro privado.

Como vai funcionar

Durante os 35 anos de vigência do contrato, o consórcio privado terá de repassar 1,5% da receita operacional e dos rendimentos líquidos (sem impostos) à Terracap – empresa pública que cuida do patrimônio imobiliário do DF.

Entre as obrigações do parceiro privado, estão a reconstrução e a modernização das instalações do Autódromo, e todo o protocolo para receber uma licença de grau 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Com uma licença 3, Brasília poderia receber provas da Fórmula GT, da Nascar e da Stock Car, por exemplo.

A Fórmula Indy e a Fórmula 1 (incluindo as corridas treino), no entanto, exigem licenças de grau ainda maior, que não está previstas no edital. Para conseguir a habilitação, além da qualidade da construção, é preciso atender a requisitos de inclinação, elevação, curvas e velocidade no trajeto.

No ato da assinatura do contrato, previsto para 2019, a Terracap deve passar 48% do aporte público ao parceiro privado. Dali a seis meses, paga os outros 52%.

O aporte ocorrerá em duas fases: a primeira na assinatura do contrato e, a segunda, ao fim do sexto mês de contrato. No primeiro repasse, a Terracap paga 48% do total do contrato e, no segundo, 52% dos recursos previstos.

Mais detalhes
Além de operar a área interna do Autodrómo Internacional Nelson Piquet, há a previsão de que o parceiro privado possa construir parte do “bulevar” projetado para ligar a pista aos outros prédios esportivos da região, como o Mané Garrincha e o ginásio Nilson Nelson.

Em 2017, a Terracap abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para prospectar as chances do projeto no mercado. O maior impasse, durante a elaboração do projeto, era a destinação de atividades como o kartódromo e o Cine Drive-In – este, tombado como patrimônio cultural do DF.

“A situação dos karts é, na verdade, meio irregular. São contratos da época do (Nelson) Piquet, que o governo acabou absorvendo. Agora, vai ser resolvido com o setor privado. Existe uma demanda da sociedade pelo Drive-In, mas estamos negociando”, afirmou o gerente de Formatação de Negócios da Terracap, João Veloso, ao G1 no início do ano.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *