Notícias

DER deve corrigir lista de falhas em licitações apontada por TCE

O Tribunal de Contas do Paraná apontou diversas falhas em cinco licitações promovidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que tinham como foco a contratação de empresas para supervisionar e dar apoio à fiscalização de obras e serviços de engenharia rodoviária exercida pelas superintendências regionais da entidade.

Os conselheiros apontaram as seguintes irregularidades: burlamento à regra do concurso público por meio de terceirização indevida; falta de clareza na definição do objeto das contratações; terceirização feita sem previsão de regras para subsidiar as medições dos contratos e prevenir a criação de passivos trabalhistas; informações insuficientes nos instrumentos convocatórios entre outros pontos.

Diante disso, os integrantes do Tribunal determinaram que, em função da gravidade dos problemas identificados nos procedimentos licitatórios, o departamento não prorrogue, daqui em diante, a vigência dos contratos originados das referidas disputas, que ocorreram em 2018. Os conselheiros ordenaram ao DER a adoção de uma série de medidas para evitar a repetição de erros no futuro.

Segundo o TCE, o DER-PR “deve assumir o protagonismo da função de fiscalização, efetivando a presença de servidores responsáveis técnicos por obras em cada um dos trechos em execução e realizando testes laboratoriais próprios para atestar a veracidade dos dados informados pelas empreiteiras.”

O órgão também precisa limitar as atividades a serem realizadas por empresas de apoio à fiscalização àquelas em que não há poder de decisão, bem como definir adequadamente os objetos de futuras licitações, com o detalhamento completo dos serviços almejados. Além disso, quando da contratação desse tipo de serviço, o custeio deve ser contabilizado como despesa com pessoal, por tratar-se de expediente de intermediação de mão de obra.
A entidade deve passar a proibir o uso, por servidores do DER-PR, de carros utilizados pelas terceirizadas, caso o emprego dos veículos seja custeado pelo órgão, entre outros pontos.

Além de determinar a implementação das melhorias por parte do DER-PR, os conselheiros também decidiram aplicar 37 multas – que soma R$ 138.520,80 – a agentes responsáveis pelas impropriedades detectadas pela inspetoria do TCE.

Em nota enviada à rádio CBN, o DER informa que vai analisar a decisão e tomar todas as medidas cabíveis, sempre visando o contínuo melhoramento dos processos licitatórios do órgão, garantindo a execução das obras e o atendimento aos usuários com a transparência e responsabilidade esperada pela população paranaense, objetivos que já orientam todo o trabalho do departamento nesta gestão. Destaca ainda que as licitações analisadas pelo órgão de controle foram realizadas em 2018, sendo a sua elaboração e publicação de responsabilidade da gestão anterior.

(Fonte: CBN Curitiba)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *