Notícias

Denúncia aponta direcionamento de licitação na Unemat para contratação de servidores terceirizados

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Júlio Teis, concedeu prazo de cinco dias para que a reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Vera Lúcia da Rocha Maquêa, explique um suposto direcionamento de licitação para contratação de servidores terceirizados. O despacho consta no Diário Oficial de Contas (DOC) dessa quarta-feira (21.06).

A empresa Bem Estar Transportes e Prestação de Serviços Ltda (com sede em Mirassol D’oeste), entrou com Representação de Natureza Externa no TCE apontando irregularidades no Pregão Presencial 001/2022 da Unemat que tem como objeto a contratação de empresa especializada em prestação de serviços contínuos de terceirização de mão-de-obra de servente de limpeza, oficial de serviços gerais, operador de máquinas agrícolas/tratorista, campeiro/vaqueiro, cerimonialista, copeira, limpador de piscina, mecânico em refrigeração e diagramador.

A denunciante afirma que o edital do certame tem muitas questões controversas e de difícil interpretação, e que, em razão disso, foi muito questionado e impugnado.

Conforme a empresa, a Unemat alterou algumas exigências, porém, aquelas que caracterizaram direcionamento não foram alteradas, como as constantes do item 8.2.1, alíneas “c” e “d” do edital: “certidão em vigor de registro de seu (s) responsável (s) técnico (s) no Conselho Regional de Química.

Argumentou que a referência supracitada extrapola os limites da discricionaridade da instituição, pois entre os cargos a serem terceirizados pela aquisição não há nenhum relativo à área de engenharia ou química, caracterizando exigência desarrazoada e desproporcional, que fere os princípios da ampla concorrência e da proposta mais vantajosa para a Administração.

Acusou a possibilidade de a licitação estar favorecendo uma ou mais empresas que tem os referidos documentos, “pois ao responder uma impugnação referente a exigência, o pregoeiro teria sido evasivo e esclarecido, de forma genérica, que o objetivo do descrito no item questionado foi ampliar a competitividade no certame, e que a exigência está fundamentada em legislação e julgados de tribunais, sem citar pelo menos uma lei ou tribunal, em concreto”. Além disso, a empresa que o artigo 3º, §1º, da Lei 8.666/1993 [Lei das Licitações], veda que sejam inseridas nos editais de licitação exigências que restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo.

Ao final, requereu a suspensão cautelar do Pregão, e no mérito, seja o certame cancelado e republicado, de acordo com as normas vigentes.

Em sua decisão, o conselheiro Waldir Júlio Teis, recebeu a Representação, ressaltando que os fatos narrados e a competência do Tribunal de Contas para atuar com o fim de prevenir lesão ao erário e garantir a efetividade de suas decisões, podendo, para tanto, expedir medidas cautelares a pedido ou de ofício, entende ser pertinente, neste momento inicial, postergar a apreciação da medida cautelar para que a decisão seja posterior à manifestação prévia da Unemat.

“Recebo esta Representação de Natureza Externa, adiando o juízo de admissibilidade e a eventual expedição de medida cautelar até ulterior análise das informações preliminares, e determino a citação da Senhora Vera Lúcia da Rocha Maquêa, Reitora; para, querendo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, manifestar-se previamente sobre o teor da representação constante do documento digital n.º 203195/2023, e em especial, responda qual a finalidade da exigência constante do item 8.2.1, alíneas c e d, do edital do Pregão 01/2023, com relação aos serviços a serem contratados, conforme descritos no objeto da licitação”, diz trecho da decisão.

Sobre o caso, a assessoria de comunicação da reitoria da Unemat, enviou à redação do Cia de Noticias, a seguinte nota: Recebemos ontem (22), a notificação do TCE e estamos levantando as informações requeridas para apresentá-las ao conselheiro dentro do prazo determinado (5 dias úteis).

A Unemat informa que a exigência da presença de responsável (s) técnicos (s) no Conselho Regional de Química (CRQ), detentor de Atestado de Responsabilidade Técnica, na empresa contratada para a a execução dos serviços se faz necessária tendo em vista que as pessoas que desenvolverão as atividades estarão expostas a produtos químicos de limpeza e há a necessidade da empresa contratada possuir um responsável pela qualificação e instrução dos funcionários na utilização de produtos químicos, bem como orientar no caso de dúvidas, para executarem o serviço contratado e manter as condições adequadas de trabalho e saúde.

(Fonte: Espressa Noticias)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *