Notícias

CREA-PR abre edital para licitação

CREA-PR abre edital para licitação que contrata os projetos complementares de engenharia e arquitetura

Está aberto até o dia 16 de maio o processo licitatório de contratação dos projetos complementares de engenharia e arquitetura para a nova sede do CREA-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná), a ser construída em Curitiba. O projeto, de autoria do arquiteto portoalegrense Jean Grivot Avancini, promete ser referência para a engenharia paranaense e também em green building no Brasil. “O cronograma prevê a conclusão dos projetos neste ano, com o término da obra no final de 2014”, destaca Heverson Aranda, assessor da presidência do CREA-PR e gestor do projeto da nova sede.

O projeto do CREA-PR nasce de dois gestos sustentáveis: o primeiro diz respeito ao emprego de uma técnica construtiva adequada ao terreno, que parte da não-escavação de subsolos devido ao nível elevado do lençol freático e ao alto custo. O segundo tange a criação de um conjunto bioclimático harmônico aos usuários do edifício a partir de uma

correta orientação solar norte-sul e da ampliação de espaços de convívio. Serão utilizadas estruturas leves, desmontáveis e recicláveis.

Segundo o arquiteto Jean Grivot Avancini, o projeto da nova sede deverá contemplar, ainda, outras tecnologias que garantirão sua sustentabilidade, tais como o recolhimento e reutilização de águas pluviais em vasos sanitários e jardins, captação de energia solar para aquecimento de água e redução do consumo da rede elétrica, brises para proteção solar na fachada norte, vidros duplos em todas as fachadas, utilização de tecnologias construtivas “limpas” – mescla de estrutura metálica e concreto pré-fabricado e utilização de matérias primas certificadas. “Entretanto, sustentabilidade é mais do que isso. Entendo sustentabilidade como ‘economia de recursos’ em todos os níveis. O ‘partido arquitetônico’ adotado para este projeto é fundamental na medida em que utiliza principalmente este desnível natural do terreno sem escavações profundas e orienta o prédio principal para Norte e Sul a fim de propiciar o máximo controle sobre a insolação em suas áreas internas. Cabe lembrar ainda que, diferentemente de outros prédios comerciais, este tem áreas de convívio amplificadas e um conjunto de escadas abertas que estimula o uso ‘saudáve’ da edificação”, explica Grivot, do Hypestudio, que assina o projeto juntamente com os co-autores Carolina Souza Pinto e Lucas Obino Martins.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *