Notícias

CPTM suspende licitação para a compra de drone

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos suspendeu uma licitação para a compra de um drone (aeronave pilotada remotamente).

A entrega das propostas estava estrava marcada para esta terça-feira, 26 de novembro de 2019.

O equipamento deve ser usado para monitorar rede aérea e estruturas para manutenção, mas pode também servir para reforço de segurança.

A concorrência foi suspensa após contestações ao edital, que deve sofrer alterações.

Ainda não foi marcada uma nova data.

HISTÓRICO
Não é a primeira vez que a estatal adquire o equipamento.

Em dezembro de 2018 a Companhia homologou e adjudicou o extrato de contrato de um drone adquirido junto à Bangues Comércio e Representações, empresa de São Bernardo do Campo.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte na época, a CPTM informou que o equipamento seria utilizado “para auxiliar nas vistorias em caso de manutenção da rede elétrica, trilhos e estações, e também para apoio nos procedimentos para esclarecimento de casos como de roubos e furtos de fios e até acidentes”.

O valor da contratação na época foi de R$ 8.187,10.

A finalidade de uso deste novo equipamento não está clara, no entanto. O Edital do Pregão Eletrônico, segundo a CPTM, estará disponível no site da empresa somente a partir de segunda-feira, 11 de novembro.

USO DE DRONES NO METRÔ DE SALVADOR

O Metrô de Salvador já utiliza drones diariamente para otimizar a mão de obra e melhorar a qualidade nas informações nos 33 quilômetros de linhas do sistema da capital baiana.

O equipamento passou a ser usado no segundo semestre de 2018, sobrevoando os telhados de 20 estações e torres de retransmissão nos 33 quilômetros de trilhos.

A partir deste ano, segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema de trens, ele passou a ser usado como nova ferramenta tecnológica para monitorar os trilhos.

A Concessionária adiantou em maio deste ano que pretende estender o uso e as funções do drone, utilizando o equipamento em instalações de média tensão energética, só acessadas após o desligamento da energia elétrica.

Em entrevista ao Valor Econômico em maio deste ano, José Kako, gestor de manutenção da CCR Metrô Bahia, explicou a importância do equipamento na gestão do sistema de trilhos:

“O drone dá rapidez, qualidade da informação e mitiga o risco de alguém trabalhar em lugares altos. Se ele encontra algum problema, com o vídeo gravado conseguimos colocar na mesa e discutir, o que normalmente numa inspeção não conseguiríamos. Conseguimos detectar se um parafuso está com folga ou se não está“, disse

O metrô baiano opera com 40 trens, transportando em média 370 mil passageiros em dias úteis.

(Fonte: Diário do Transporte)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *