Notícias

CPTM anuncia 2ª licitação para supervisão de obras da estação Francisco Morato

Edital foi publicado no último dia 6; estação opera de maneira provisória há quase 9 anos.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou no início do mês a segunda licitação para a supervisão das obras de construção da estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi. Essa estação opera de maneira provisória desde 2010 (veja mais abaixo).

O novo processo licitatório foi necessário já que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu a retificação do primeiro documento, em fevereiro de 2018, sob alegação de “tratamento desigual de licitantes”. A CPTM, no entanto, decidiu lançar um novo edital.

Além da supervisão das obras de reconstrução em Francisco Morato, a nova licitação também prevê que a empresa vencedora supervisione as obras de acessibilidade de outras seis estações: Lapa, Piqueri, Pirituba, Vila Clarice, Botujuru e Campo Limpo Paulista.

O vencedor da nova licitação será aquele que apresentar a melhor combinação de preço e estudo técnico. A primeira sessão pública para o recebimento das propostas está prevista para o dia 13 de novembro.

Histórico
Desde 7 de novembro de 2010 os usuários da Linha 7-Rubi, gerenciada pela CPTM, utilizam uma estação improvisada para acessar a malha ferroviária de São Paulo.

Apelidada de “estação de lata”, o dispositivo conta com acesso reduzido, sem elevadores de acessibilidade, mas com uma rampa que vai da entrada da estação às plataformas.

Em novembro de 2017, o governo do estado, ainda sob o comando de Geraldo Alckmin, assinou o contrato para a implantação da estação pelo consórcio Spavias-Telar. O valor desse contrato é de R$ 114,9 milhões.

A expectativa é que a nova estação Francisco Morato tenha 6 mil m² de área construída, além de três plataformas, cinco escadas rolantes, três elevadores e todos os dispositivos necessários para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

Notas oficiais
Em nota, o Tribunal de Contas do Estado informa que esta nova licitação em aberto pela CPTM é um novo edital promovido pelo órgão em decorrência da extinção do edital anterior. O anterior foi analisado pelo TCE, que deu procedência parcial a representações interpostas contra o certame.

Em nota, a CPTM informa que o edital de licitação número 8138190001, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 6 de setembro de 2019, refere-se à contratação de prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para a supervisão de obras da Linha 7-Rubi da CPTM.

As obras da estação Francisco Morato estão em andamento e a previsão é que elas sejam concluídas no final de 2020.

(Fonte: G1 – São Paulo)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *