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CPTM abre licitação para contratar novos vigilantes

No final de julho, em encontro com portais especializados em mobilidade urbana, Pedro Moro, presidente da Companhia, anunciou que iria prover mais agentes de segurança e vigilância dentro dos trens

A CPTM – Companhia Paulista e Trens Metropolitanos vai contratar vigilantes para prestação de serviços de vigilância e segurança patrimonial.

O aviso de licitação está no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 03 de outubro de 2019, e prevê a realização de pregão eletrônico no próximo dia 17 de outubro para o serviço, distribuído em 04 lotes.

A Sessão Pública de processamento do Pregão Eletrônico será realizada por intermédio do Sistema Pregão Eletrônico de Contratação – BEC/SP, sendo que o edital estará disponível a partir de hoje nos sites www.cptm.sp.gov.br, www.bec.sp.gov.br e www.imesp.com.br.

A licitação vai ao encontro do que afirmou em 30 de julho deste ano o presidente da CPTM, Pedro Moro. Em um encontro com portais especializados em mobilidade urbana, dentre os quais o Diário do Transporte, Moro afirmou que a Companhia de Trens deveria lançar ainda neste ano uma licitação para ampliar o número de vigilantes privados nas estações e nas composições. Relembre: Licitação da CPTM vai prever mais agentes de segurança e vigilância dentro dos trens, diz Pedro Moro

Entre os maiores problemas relacionados à segurança está a presença dos ambulantes, principalmente dentro dos trens.

Além do comércio ilegal, muitos ambulantes têm se envolvido em casos de agressões mútuas com seguranças, funcionários das áreas operacionais (como maquinistas) relatam ameaças e há investigações policiais sobre o possível envolvimento de alguns vendedores em atividades criminosas, como roubo, fraude à bilhetagem eletrônica e até tráfico de drogas.

Nos trens, vendem-se muitas coisas: eletrônicos (a maioria de qualidade duvidosa), água, doces, salgadinhos, acessório de celulares, carteiras, pomada para dor muscular e, em alguns horários, principalmente aos fins de semana, até cerveja é vendida, inclusive para adolescentes, sem qualquer cerimônia.

Nos horários em que a lotação é menor e dá para andar dentro dos vagões (o nome técnico correto é carros), às vezes fica difícil até conversar no trem ou falar ao celular: dois ou mais “marretas” (como alguns se intitulam) gritam vendendo produtos diferentes.

No encontro com os portais de mobilidade, o presidente da CPTM reconheceu que a companhia constatou nos últimos anos aumento no número de ambulantes.

“O fato é que nos últimos anos houve um crescimento no número de ambulantes muito acima da capacidade de atuação do corpo de vigilantes de segurança presente hoje. A gente deu uma efetividade maior nestes primeiros meses, que vai ser ainda maior ao longo dos próximos meses com o contrato que deve ser lançado em breve. Nossa programação é para este ano.” – disse Pedro Moro.

O presidente da CPTM ainda disse que o contrato deve contemplar mais agentes de segurança dentro dos trens e que o treinamento destes profissionais vai se assemelhar aos ministrados para os seguranças próprios da companhia.

“A gente vai ter uma efetividade maior da presença destes agentes, principalmente dentro dos trens. O que a gente tem programado para este contrato é uma proximidade maior em relação ao treinamento e ao final eles [vigilantes contratados] vão atuar para auxiliar melhor nosso corpo de segurança” – disse.

No dia 27 de maio deste ano, com base na Lei de Acesso à Informação, o Diário do Transporte mostrou que em 2018, a CPTM apreendeu mais de dois milhões de mercadorias de vendedores ambulantes. O número é 15% maior em relação a 2017.

Ao todo, foram feitas 50,8 mil abordagens em 2018 para a apreensão das mercadorias. O número de retenções foi ligeiramente superior aos 49,2 mil casos registrados em 2017.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/05/27/em-um-ano-cptm-apreende-mais-de-2-milhoes-de-mercadorias-de-vendedores-ambulantes/

Além da questão dos vendedores ilegais, há problemas relacionados à segurança como evasão de tarifa (pessoas que pulam muros e grades para não pagar passagem) e denúncias de venda e consumo de drogas em alguns pontos perto das linhas, já nas faixas de domínio da CPTM.

(Fonte: Diário do Transporte)

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