Notícias

CPI da Eletropaulo reivindica mais investimento na rede elétrica em SP

Câmara Municipal de SP concluiu relatório sobre concessionária de energia. Vereadores recomendaram mais enterramento de fios e poda de árvores.

A Câmara Municipal de São Paulo concluiu nesta quinta-feira (8) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Eletropaulo, criada em 19 de abril do ano passado para investigar se a empresa cumpre suas obrigações legais de concessionária pública e se realiza de forma adequada a manutenção, expansão da rede e iluminação pública na cidade de São Paulo. O texto reivindica mais investimentos na modernização e aterramento das redes elétricas.

“Precisamos de mais investimento na troca das redes”, disse o relator da CPI, Domingos Dissei (PSD). Ele afirmou que o relatório será encaminhado ao Ministério Público e à Prefeitura de São Paulo. A Eletropaulo informou nesta quinta-feira que avalia o relatório final.

Os vereadores fizeram 16 recomendações à Prefeitura e à concessionária de energia elétrica, entre elas a modernização da rede elétrica para evitar os constantes apagões em dias de chuva; maior troca de informações entre Eletropaulo e Prefeitura para permitir a poda de árvores de forma mais eficiente; expansão do enterramento de fios em parques municipais, a exemplo do que ocorre no Ibirapuera; e adequação das redes aéreas compartilhadas com outras concessionárias às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com ações urgentes nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis.

Os vereadores também sugeriram que haja investimento, para enterramento das linhas aéreas, de 30% do Fundo de Desenvolvimento Urbano, destinado a recuperar a paisagem urbana, e de 20% do valor líquido arrecadado com a futura licitação do mobiliário urbano (pontos de ônibus e relógios de rua).

Eles recomendaram ainda à Prefeitura estudar a mudança nas leis das Operações Urbanas Consorciadas, contemplando em seus programas de investimento previsão de obras e serviços de enterramentos das redes aéreas existentes.

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *