Notícias

Correios reduzem taxa de ganho das lojas

Apesar dessa mudança, a Abrapost identificou avanços na licitação.

A remuneração das franquias dos Correios proposta no novo edital apresentado pela estatal deverá causar debate entre os donos das lojas e a estatal. Segundo Marco Aurélio de Carvalho, advogado da Abrapost, associação que representa a rede de franquias dos Correios, será feita uma assembleia nacional para analisar a nova proposta de remuneração para as lojas. “Pelo que já constatamos, foi incorporada a tributação de ISS e ICMS, quando esses impostos deveriam ser excluídos da remuneração”, diz Carvalho. “Nosso receio é de que essa situação reduza ainda mais a receita dos franqueados.”

O novo edital altera as taxas de remuneração das franquias. Pelos contratos atuais, a estatal paga às lojas uma fatia de 40% a 10% de suas receitas. Quem presta a menor quantidade de serviços tem uma fatia maior e quem vende mais fica com fatia inferior e ganha com o volume de operações. O novo texto prevê que essa participação caia para 35% a 8%.

Apesar dessa mudança, a Abrapost identificou avanços na licitação. “Nossa avaliação é de que o edital teve uma melhora muito grande em relação ao texto anterior. Os Correios deram um passo importante para resolver a situação das franquias que não passaram por licitação”, diz Carvalho.

Serão licitadas 818 agências no país. Os candidatos têm 45 dias, a partir de hoje, para apresentar propostas. Após a aprovação, os selecionados terão prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato, para colocar agências em operação.

Segundo os Correios, além de novos interessados, os que já possuem permissão de funcionamento de franquia no antigo modelo (ACF) e desejam continuar com o negócio deverão também se submeter às regras do processo licitatório. A disputa será pela modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Os novos contratos terão validade de 10 anos, renováveis uma única vez por igual período.

Os Correios esperam concluir o processo no primeiro semestre de 2012. A expectativa é que todas as agências licitadas no novo modelo (AGFs) estejam funcionando no primeiro semestre de 2013. Atualmente, existem 1.372 pontos de franquias em funcionamento no país – 61 já no novo modelo, que terão as novas regras incorporadas aos seus contratos por aditamento, conforme prevê a legislação.

Por: André Borges
(Fonte: Valor Econômico)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *