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Correios publicam edital para contratação de 818 agências franqueadas

Ao todo, serão licitados 818 pontos de franquias em todo o Brasil.

BRASÍLIA – Os Correios informaram que foi publicado nesta quarta-feira o edital de licitação para contratar representantes de agências franqueadas que vão compor a rede de lojas terceirizadas a partir de um novo modelo de gestão. Ao todo, serão licitados 818 pontos de franquias em todo o Brasil.

Os candidatos têm 45 dias, contados a partir de hoje, para apresentar as propostas. As empresas vencedoras terão o prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato, para colocar as agências em operação. Os valores da remuneração de cada serviço prestado estão discriminados no próprio edital. De acordo com a estatal, podem concorrer empresas, com idoneidade econômico-financeira comprovada e regularidade fiscal.

Os Correios esclareceram que, além de novas empresas interessadas nos serviços, aquelas que já possuem permissão para atuar com lojas franqueadas no antigo modelo poderão participar do processo licitatório. A disputa será pela modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Os novos contratos terão validade de 10 anos, renováveis uma única vez por igual período.

Os Correios esperam concluir a licitação no primeiro semestre de 2012. “A expectativa é que todas as agências licitadas no novo modelo (AGFs) estejam funcionando no primeiro semestre de 2013”, informou a estatal por meio de nota.

Atualmente, existem 1.372 pontos de franquias em funcionamento no país. Deste total, 61 agências franqueadas, que já estão enquadrados no novo modelo, deverão adotar as novas regras previstas na licitação incorporando-as aos contratos por aditamento.

A regra prevê que cada licitante poderá disputar até duas agências, que deverão estar localizadas em microrregiões de interesse dos Correios. Para isso, o interessado deve comprovar que possui um imóvel (próprio ou alugado), com área entre 48 metros quadrados (m2) e 205 m2, para instalação da agência.

O edital também exige investimentos mínimos do franqueado de acordo com o porte da agência, que poderá ter de um a seis guichês de atendimento. Estas unidades poderão atuar no varejo e com serviços concorrenciais, como postagem de cartas, telegramas e encomendas, remessas internacionais, Sedex e marketing direto.

Por: Rafael Bitencourt
(Fonte: Valor)

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