Notícias

Contratações Públicas e Corrupção

No arriar das malas, registro que falarei algumas obviedades necessárias, pois muitas vezes esquecidas e relegadas de lado como se fossem ganhar vida espontaneamente, sem alguém as colocar em prática. Feita a ressalva, segue o pensamento. Sabe-se que errar é inerente à condição humana. Mas, há dois tipos de erro, aqueles classificados como ignorância, erro propriamente dito, e outros que são pura má-fé, intenção de produzir o malfeito.

Hoje em dia, infelizmente, o assunto em pauta é a corrupção. Ela, certamente, é um dos erros mais cruéis cometido por alguém, seja servidor público ou particular que se relaciona com a Administração Pública. Além de esta falha trazer repercussões desastrosas para a coletividade e sua prosperidade.

Essa prática nefasta afeta as contratações e compras necessárias e imprescindíveis ao bom funcionamento da Administração Pública, desde a licitação até à execução dos respectivos contratos.

Mudar o método de escolha do contratado poderia ser uma forma de combate à corrupção. Porém, apesar de haver aprimoramentos, ainda não se encontrou um método melhor, onde haja oportunidades iguais para contratar com a Administração. Parece contrassenso, mas os meios hoje disponíveis têm importância e valor, faltando apenas seriedade na hora da implementação das regras do jogo por todos. Mas então o que falta? Onde está o problema?

Após 23 anos trabalhando com gestão pública, sobretudo, com licitações e contratos, em diversos órgãos da Administração Pública, sejam estaduais ou municipais, além da consultoria e advocacia nestas áreas, verifiquei que uma coisa está faltando para que sejam diminuídas as incidências dessas práticas tão nocivas para a sociedade: investimento nas pessoas.

Ora, à frente do método estão as pessoas responsáveis pelas licitações e pelo acompanhamento e fiscalização dos contratos, obras, prestações de serviços, fornecimento de materiais e equipamentos. São elementos humanos, sempre passíveis de cometer erros. É imprescindível investir nas pessoas, mas esta obviedade nem sempre é considerada. Esse investimento precisa ser compreendido como maneira de diminuir ao máximo a possibilidade de haver erros. Afastá-los por inteiro é impossível, dada a condição falível do ser humano.

Infelizmente, em regra, salvo raríssimas exceções, as pessoas que trabalham com licitações e contratos administrativos são mal remuneradas e mal treinadas. Isso, muitas vezes de propósito. Trata-se de erro crasso reiteradamente cometido pela Administração Pública.

Simbolicamente, passam por essas pessoas milhões de reais. Daí a lisura com que têm que agir.

De plano, muitas vezes, elas não são dedicadas exclusivamente a esta importantíssima função. Ademais, sendo mal treinadas, quase nunca conhecem com a profundidade devida o relevantíssimo serviço que desempenham, tampouco o que lhes pode ser imputado de responsabilidade, tornando-se presas fáceis para se desvirtuarem.

O problema se agiganta de vez ao olharmos para a péssima remuneração. Sem lastro financeiro adequado, ficam vulneráveis às mais indecentes tentações, além de permanecerem desestimulados a serem cuidadosos, diligentes e estudiosos. Não que eles não o devessem ser naturalmente. E muitos o são, independentemente da baixa remuneração que recebem.

Porém, nem sempre os gestores têm essa compreensão, ora por ignorância, ora propositalmente. Mas, à inércia dos controlados, contrapõe-se o progressivo desenvolvimento dos órgãos de controle, com pessoal bem pago e melhor estrutura para fiscalizar a atuação desses servidores despreparados e mal remunerados. Pagando bem, a tendência é que o servidor se veja valorizado, empenhe-se, menos tendente a enveredar pelo caminho da corrupção.

Treinado, de igual forma, ele se sentirá seguro das técnicas a serem empregadas na sua atividade, sem receios infundados de responsabilização, pois pautado na lei e na ética.

Imagino ser este um dos caminhos para diminuir os casos de corrupção nas contratações públicas. Que essas palavras sirvam, pelo menos, de reflexão e alerta.

(Fonte: Tribuna do Norte)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *