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Com regras, vans no Rio deixarão de ser caso de polícia, diz prefeitura

Entre as novas regras, está a abertura do processo licitatório para as novas linhas, que vai até maio. Essas linhas terão horários e trajetos. No processo licitatório o dono da van (pessoa física) se inscreve e, se aprovado, poderá ter dois motoristas auxiliares para cumprir os turnos.  Ferraz destaca que cerca de 12 mil vans – sendo metade estimada de vans piratas – circulam no Rio.

Até quarta-feira (17), 3.502 motoristas se inscreveram no processo para as novas linhas. Sendo que há áreas bastante concorridas como as de Campo Grande, na Zona Oeste, onde existem 62 vagas para o lote de duas linhas de vans e se inscreveram 318 participantes. E outras menos procuradas, como a da região do Méier, na Zona Norte do Rio, que oferece 176 vagas para exploração de oito linhas de vans, mas só 46 pessoas entraram na licitação.

“Os motoristas poderão até formar uma associação, mas não haverá mais o esquema de cooperativa. Isso vai facilitar a fiscalização e dificultar a atuação de grupos criminosos”, destacou o coordenador.

Vans terão Bilhete Único e GPS

Ferraz diz que o transporte complementar não vai ser esvaziado. Ao contrário, ele diz que as vans vão ser integradas ao sistema do Bilhete Único e terão GPS para facilitar a fiscalização e garantir a segurança dos passageiros.

“Hoje, as vans circulam por onde querem, sem respeitar trajeto, no horário que bem entendem. Isso vai mudar. Todos, vans, motoristas e passageiros vão ter de se adaptar”, disse o coordenador.

Cláudio Ferraz diz que já percebe uma grande diferença entre os motoristas e donos de vans interessados no processo licitatório. E isso vai se refletir na qualidade do serviço prestado.

“Antes chegavam no guichê do Detro  (Departamento de Transportes Rodoviários) ou da Prefeitura, uns sujeitos mal encarados, alguns armados, falando com truculência e arrogância e que a qualquer contrariedade acionavam seus contatos políticos. Eles extorquiam e intimidavam seus motoristas. Hoje, quem procura a licitação é o trabalhador de bem, que quer ganhar seu dinheiro honestamente e para sustentar sua família. Só aí a gente vê que as coisas estão mudando para melhor”, observou Ferraz.

Centro é a próxima região com bloqueio de vans

O coordenador destaca que a próxima região a ter bloqueio para a entrada de vans será o Centro. Mas ainda não há um prazo definido para a ação começar.  Ele acredita que, pela grandiosidade da região e até mesmo pela atuação de grupos criminosos, a Zona Oeste vai exigir uma atuação especial da Coordenadoria, quando da implantação dos bloqueios.

“ Não é um trabalho fácil. Todos nós estamos nos adaptando. A cidade tem de estar preparada para os grandes eventos. Por isso, trabalhamos para reordenar o sistema de vans, reduzir o impacto no trânsito e aumentar a oferta e qualidade nos transportes”, disse Cláudio Ferraz.

 

(Fonte: Folha de SP)

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