Notícias

CDES sugere que Autoridade Pública Olímpica seja estendida à organização da Copa de 2014

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão ligado à Presidência da República, sugeriu que as atribuições da Autoridade Pública Olímpica sejam estendidas à organização da Copa do Mundo de 2014.

 

 

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão ligado à Presidência da República, sugeriu que as atribuições da Autoridade Pública Olímpica (APO) sejam estendidas à organização da Copa do Mundo de 2014.

 

Na última terça-feira (1º) o órgão entregou à presidenta Dilma Rousseff um parecer contendo as sugestões da entidade para os dois eventos. O documento sugere uma “pactuação de regime diferenciado de licitação e de contratos e procedimentos ágeis para licenciamento de obras e instalações”, e ressalta a importância de se divulgar permanentemente o estágio das construções de arenas para a Copa de 2014, bem como apresentar um balanço dos riscos que os atrasos nas obras podem causar para a Copa das Confederações em 2013.

Outra preocupação manifestada no documento é a de que se reconheça o papel dos órgãos de controle internos e externos e do Ministério Público nas fiscalizações, além de dar “prioridade absoluta” no tratamento das questões aeroportuárias e urbanísticas. O texto sugere também a criação de incentivos ao patrocínio empresarial de atletas olímpicos e paraolímpicos, bem como implantar programas de desenvolvimento de atletas.

 

O CDES destaca ainda a necessidade de se adotar ações visando a informar a sociedade e a opinião pública “sobre a real capacidade do poder público e do setor privado em operacionalizar esses eventos, cumprindo os prazos e os compromissos com a Fifa e com o Comitê Olímpico Internacional”, e pede que sejam ampliadas as condições de captação de turistas estrangeiros durante e após os grandes eventos esportivos, por meio de um programa unificado de divulgação externa do Brasil.

 

O documento acrescenta ser necessário melhorar e acelerar os projetos de qualificação e requalificação de trabalhadores para atuarem nesses eventos , e que se evitem ações que limitam a liberdade de decisão dos gestores da União, estados e municípios sobre os investimentos públicos.

 

As sugestões foram elaboradas a partir do diálogo do CDES com dirigentes do governo e especialistas, para mobilizar a sociedade e apoiar o governo brasileiro na implementação de ações que assegurem o sucesso dos dois eventos e a construção de legados socioeconômicos e ambientais que beneficiem a sociedade brasileira.

 

(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *