Notícias

Câmara de PG mantém veto à exigência de ‘ficha limpa’ em licitações

A Câmara de Ponta Grossa manteve o veto à Lei nº 14.688 (PL nº 156/2017), que exige ‘ficha limpa’ de empresas no ato de negociação com o município. O projeto proíbe a participação de empresas e de seus sócios, que tenham sido condenados em processos criminais ou por improbidade administrativa, em licitações e contratos celebrados com a cidade. O veto foi votado em discussão única, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (31).

Proibição em licitações de Ponta Grossa
Conforme detalhado no PL, a Prefeitura de Ponta Grossa teria de exigir certidões negativas cíveis e criminais de uma empresa e de seus sócios, no ato de sua contratação. A certidões deveriam detalhar onde os sócios residem ou residiram nos últimos cinco anos. Na justificativa do projeto, datado em 2017, o autor Geraldo Stocco (PV) descreveu a ocorrência de escândalos de corrupção em ambiente nacional, que motivaram a proposição de exigir “ficha limpa” das empresas e de seus sócios ao negociarem com o município.

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação apresentou parecer favorável à admissibilidade do veto, por entender que um legislador municipal não pode interferir em normas gerais de licitações e contratos públicos. Conforme o parecer, trata-se de uma competência da União Federal e cabe à Casa de Leis atuar em prol do interesse local, mas obedecendo os limites da competência legislativa dos municípios.

Trâmite
O projeto de lei havia sido votado na Câmara de Ponta Grossa nos dias 21 (primeira discussão) e 26 de junho (segunda discussão), e aprovado de forma unânime pelos vereadores presentes nas respectivas Sessões Ordinárias.

(Fonte: DC Mais)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *