Notícias

Caças leves da Embraer vão receber sistemas de armas da Boeing Defesa

Ontem à noite, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, destacou que a integração de sistemas vai influenciar a disputa para fornecimento de 20 aviões da classe do A-29, no valor de US$ 599 milhões, para a Força Aérea dos Estados Unidos, que os repassará à aviação do Afeganistão. A empresa brasileira venceu a disputa do programa da aeronave de Suporte Aéreo Leve, (LAS, na sigla em inglês) em dezembro de 2011. Finalista derrotada, a Hawker Beechcraft, iniciou um processo judicial contestando o resultado.

Em fevereiro, antes da decisão da Justiça, a aviação dos EUA decidiu cancelar o contrato. Houve grande repercussão negativa.

Pouco depois, um novo procedimento foi iniciado habilitando as duas corporações, solicitando novas informações.

O produto da Hawker ainda está em desenvolvimento e não se enquadra nos requisitos da LAS. O Super Tucano é usado por forças de sete países e acumula pouco mais de 130 mil horas de voo, das quais cerca de 18,5 mil cumprindo missões de combate. Toda a frota em atividade soma 150 turboélices de ataque e treino. A decisão do Pentágono só será conhecida no final do ano.

Para Donna Hrinak, presidente da Boeing do Brasil, o acordo “é uma consequência natural do bom relacionamento entre as empresas – quando falamos com a Embraer é como se falássemos com nós mesmos”. Hrinak, a ex-embaixadora dos EUA no Brasil, a cooperação evidência o efeito do compromisso bilateral no setor da Defesa assinado em 2010. “A visita do secretário de Defesa Leon Panetta ao País confirmou essa posição favorável”, disse.

Justiça. Nos EUA, a Sierra Nevada, associada da Embraer no programa LAS, foi à Justiça, para receber “explicações e justificativas pela rescisão do contrato, pela reabertura da concorrência e sobretudo pela readmissão de nossa concorrente no pleito”.

Taco Gilbert, vice-presidente da empresa, sustenta a necessidade de “litígio transparente, e leal, em que as condições sejam iguais e que escolha o melhor, como exige a proposta”. Ele revela preocupação: “com base em informações de que dispomos, tememos que esta licitação não atenda aos objetivos”. Sierra Nevada e Embraer vão produzir o A-29 localmente, na Flórida.

 

 

Por: ROBERTO GODOY
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *