Notícias

Bairro da ZL tem taxas europeias de uso de bicicleta e 6º pior IDH

Pronto há mais de dois anos, o projeto cicloviário que abrange o Jardim Helena e os distritos de Itaim Paulista, Itaquera e Guaianazes, todos na zona leste, nem chegou a ser licitado. 

 

Não são nem 7h e uma sequência de bicicletas apressadas começa a deixar as casas de blocos de concreto da rua Cachoeira de Itaguassava. Sobre elas, pais e mães do Jardim Helena, no extremo da zona leste, levam seus filhos à escola. Há pequenos nas garupas, equilibrados nos quadros e até dentro de caixas plásticas amarradas ao bagageiro.

 

Enquanto isso, outras bicicletas levam autônomos que circulam pelo bairro com ferramentas e produtos para vender de porta em porta. Elas também transportam quem trabalha do outro lado da cidade até a estação de trem da CPTM, onde passam o dia guardadas no bicicletário.

 

É entre muitas pedaladas que começa o dia no distrito que consegue unir o sexto pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) paulistano à mais alta colocação no uso de bicicleta do município, sete vezes maior que a média.

 

No Jardim Helena, todos os dias 9% da população sai às ruas de “bike”. Em Berlim, cidade que é referência no uso desse tipo de transporte, o percentual é de 14%. Em extensão de ciclovias, no entanto, a capital alemã é outro mundo: tem uma média de 700 metros de vias exclusivas por quilômetro quadrado contra zero do distrito da zona leste. Em São Paulo, a média é de 30 metros por quilômetro quadrado.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *