Notícias

Atraso nos investimentos

No relatório sobre as contas do primeiro ano da presidente Dilma Rousseff, que comentamos no primeiro editorial da edição de 23/6, o TCU recomenda que o governo central dê efetivamente prioridade às ações definidas no PPA

No relatório sobre as contas do primeiro ano da presidente Dilma Rousseff, que comentamos no primeiro editorial da edição de 23/6, o TCU recomenda que o governo central dê efetivamente prioridade às ações definidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), notando que apenas 20% das obras previstas foram concluídas. Esse baixo porcentual de execução dos planos contrasta com a agilidade com que o governo os anuncia. Não há melhor exemplo desse tipo de falha do que o que ocorre no setor ferroviário. No dia 15 de junho, a presidente criou uma nova estatal – a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade, com capital de R$ 50 milhões -, que ficará responsável pela administração do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. Dias depois, a estatal Valec lançou edital para contratação de consultoria para elaborar estudo de viabilidade para extensão da Ferrovia Norte-Sul de Panorama (SP) ao porto de Rio Grande (RS), uma distância de 1.200 km, a um custo estimado de R$ 6 bilhões.

Tudo isso seria parte da grande “ofensiva” para expandir a malha ferroviária do País, mas, como sempre, não foram divulgados os prazos estimados para a conclusão das obras. São projetos úteis, mas que não suscitam credibilidade no mercado. Criar uma nova estatal é fácil, mas construir um trem-bala exige uma determinação e competência que a administração pública brasileira está muito longe de exibir. Ninguém acredita que o trem-bala São Paulo-Rio possa estar em funcionamento para a Olimpíada de 2016. Isso exigiria a eficiência de uma China, que construiu um trem de alta velocidade (TAV) entre Pequim e Shangai, numa extensão de 1.316 km, em quatro anos.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *